Na próxima quarta-feira (12), durante coquetel para jornalistas que cobrem o trade automobílístico, a montadora alemã BMW vai identificar o novo modelo da série X em primeira mão no Brasil. É o utiliário esportivo X1, que só será lançado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt – agendado para setembro. Será o 13º produto da marca a ser comercializado no Brasil.

O volume de vendas no mercado brasileiro, que nos primeiros sete meses de 2009 chegou a 2.161 unidades, 28% maior com relação a 2008, foi preponderante para a tomada da decisão. O executivo Henning Dornbusch, diretor presidente da BMW do Brasil, planeja crescimento de 50% para este ano, equivalente a quatro mil veículos.

Segundo Larissa Nicolau, responsável pela área de assuntos corporativos da empresa, o Brasil está no topo da pauta de prioridades da BMW. “Outros mercados estão com vendas em baixa devido à crise econômica internacional. Mas, no Brasil, está ocorrendo o inverso: o consumidor procura e deseja nossos modelos. Nossas vendas estão em alta. O conceito de ‘closed rooms’ é uma tática antiga na BMW, mas é a primeira que um país latino-americano é contemplado para essa estratégia. Depois da apresentação, o modelo seguirá em road show para a Argentina, Colômbia e Chile”, disse Larissa.

O design do X1 foi desenvolvido pela BMW Design Works, divisão do grupo que planeja inovações visuais dos lançamentos. O Novo SUV (Sport Utility Vehicles), que só chegará às concessionárias brasileiras em janeiro de 2010, tem como destaque o toque esportivo, como faróis de milha próximo dos convencionais e grade dianteira cromada. A Taterka coordena a comunicação da montadora no Brasil.

por Paulo Macedo