Torcida 1


Não é apenas na série A do Brasileirão que o Flamengo tem despontado na liderança. Na última semana, seu time de eSports foi campeão brasileiro de League of Legends e representará o Brasil no Mundial em Paris, em outubro. Único clube brasileiro de futebol com equipe de esportes eletrônicos a disputar o torneio na França, o Flamengo eSports abre caminho relevante para clubes que pensam em diversificar seus negócios. Sobretudo, no digital, onde figuram seus principais patrocinadores: Banco BS2, Buser e Samsung. Para garantir alcance e engajamento da torcida, a principal ferramenta do time é o jogador BrTT, o terceiro maior atleta em números de seguidores nas redes sociais entre todas as modalidades do clube. Só perde para os jogadores de futebol Diego Rivas e Gabigol.

Torcida 2
Segundo Fred Tanure, head de marketing do Flamengo eSports, a credibilidade do time de futebol é transferida para os eSports, assim como sua torcida e toda a paixão envolvida. Não à toa, o time de League of Legends tem a primeira torcida organizada do cenário, com os Urubarions. Os fãs receberam os jogadores para a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends, organizado pela Riot Games, detentora do jogo. A partida contra o INTZ ocorreu no sábado (7), na Arena Jeunesse, no Rio de Janeiro. A construção de relevância também passa pela disputa da cabeça de chave dos principais torneios. “A marca Flamengo é muito robusta, com baita credibilidade. São 40 milhões de torcedores. Os eSports vieram para ficar. Não é só um joguinho e a tendência é aumentar essa percepção, com novos contratos e marcas não endêmicas querendo se associar”.

Torcida 3

Para Carlos Eduardo Antunes, da Riot Games, a principal vantagem de ter clubes de futebol se associando ao cenário de eSports é a estrutura de organização e profissionalização que eles já trazem na bagagem. ” É muito importante o movimento como o do Flamengo porque fortalece o cenário profissional. Eles já têm uma organização esportiva com experiência em lidar com atletas, torneios, calendários, que dentro de eSports é uma coisa diferente de outros negócios. Quando um time desses chega, é uma organização muito capaz de entender nossa lógica”, destaca. “Sem contar que é muito positiva a capacidade de engajamento de uma organização de esporte. O Flamengo já fala a linguagem do público, tem a força da torcida”.

Disputa


A história de cinco atletas aspirantes que participam do torneio mundial de futebol 5v5 é contada na nova série produzida pela Gatorade. Patrocinadora da competição, a marca promove disputa entre times de cinco jogadores. Participam jovens de 14 a 16 anos na América Latina, América do Norte, Ásia e Europa. Dirigido pelos cineastas Jeff e Michael Zimbalist, o longa-metragem Cantera 5v5 é produzido em parceria com a All Rise Films e o PepsiCo Content Studio. O conteúdo traz a jornada de Yahya Sabbar (Itália), Rodrigo Alpizar (México), Gisela Robledo Gil (Colômbia), Daniel Zabala (Argentina) e Flávia Alonso de Carvalho (Brasil). O projeto teve estreia durante o Tribeca TV Festival, em Nova York, na semana passada.

Rodas


A NBA apresentou em São Paulo, no último dia 10, seu primeiro modelo de loja itinerante do mundo – o NBA Store Truck. Com cinco operações físicas próprias no Brasil, a liga norte-americana de basquete quer expandir sua atuação com novo projeto sobre rodas. “A ideia é ter o Truck como uma ativação de comércio da liga, levar os produtos oficiais e essa experiência para várias partes do país, estar presente em eventos com sinergia com a marca, potencializando e expandindo o negócio”, explica Roger Ahlgrimm, diretor de Licenciamento e Varejo da NBA no Brasil. Assim como nas lojas físicas, em que os espaços são customizados, o caminhão de 7,20m apresenta um baú reversível (6m), que se transforma em loja, com expositores, balcão, telas e decoração temática, além de um ambiente que foi montado ao lado do veículo, com meia quadra e espaço de convivência.

Correria 1

A Adidas inaugurou na semana passada seu novo espaço para experiências em São Paulo. Na Boost Land, os consumidores terão atividades físicas, personalização de tênis, pop-up store, food trucks e espaços instagramáveis. O local permitirá aos visitantes o teste de performance dos tênis da marca em diversas situações, entre elas, corrida e saltos, em uma ação interativa criada pela Ogilvy Brasil em parceria com a Integer\OutPromo. As agências também cuidaram da mídia de performance, conteúdo e amplificação do evento.

Correria 2
Com capacidade de receber 400 pessoas simultaneamente, a programação conta com uma área de games que traz a releitura de jogos clássicos, em que a tecnologia Boost será peça-chave. O “Pin Boost”, por exemplo, é uma espécie de pinball para ser jogado com os pés, enquanto o “Speed Boost” é uma pista para corridas de tiro cronometradas. O novo espaço fica disponível para a visitação gratuita, no bairro de Pinheiros, até o dia 22 de setembro.