Cascão 1
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Ronaldo “Cascão”, com corte de cabelo popularizado pelo Fenômeno na Copa do Mundo de 2002, terá mascote em tamanho real. O projeto é da Ronaldo Academy, franquia de escolinhas de futebol criada pelo jogador em parceria com Carlos Wizard (proprietário da BR Sports, detentora das marcas Topper, Rainha, Saucony e Brooks). Segundo Arthur Borelli, gerente de marketing do negócio, a rede pretende usar o boneco em ativações de marketing e inaugurações de unidades. O negócio tem no ex-jogador sua principal aposta de comunicação e busca resgatar a memória do craque, bem como seus feitos não apenas na seleção brasileira, mas também no futebol europeu, para atrair novos alunos e investidores mundo afora. China, Estados Unidos (foto), Colômbia e, mais recentemente, Costa Rica são algumas das operações.
Cascão 2
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Baseada em um método educacional chamado “Be phenomenal”, a Ronaldo Academy tem foco em crianças e jovens de 4 a 17 anos. Oferece três modalidades de franquia: flag ship, que incorpora toda a identidade visual da franquia; parceria, uma espécie de co-branding em que escolinhas antigas assumem a nova bandeira do ex-jogador, ou o modelo de licenciamento, mais enxuto, voltado para profissionais de educação física que querem adotar a metodologia, mas que não detêm estrutura própria para dar aulas. Outra aposta do projeto é a Fenômeno Soccer Camp, projeto de intercâmbio que leva seus alunos para estudarem inglês na unidade de Orlando. As crianças também treinam futebol e visitam os principais parques da região, como a Disney.
Rede social
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Chega ao mercado esportivo a plataforma AtletasNow, com objetivo de conectar atletas, clubes e federações. A rede de relacionamento e novos negócios foi apresentada na semana passada, em São Paulo, com a presença de nomes como Carlos Alberto Parreira, ex-técnico da seleção brasileira, e Emily Lima, ex-técnica da seleção feminina do Brasil e atual técnica do time feminino do Santos. O projeto foi apresentado por José Pedro Mello (na foto à direita, com Emily), CEO e fundador do AtletasNow. A plataforma fomenta contratações, descoberta de talentos e patrocínios. Para os interessados, tem versão gratuita e paga, por R$ 75/mês.
Ambições
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As partidas da fase eliminatória da Copa do Mundo receberam bola personalizada criada pela Adidas. Batizada de Telstar Mechta, a bola vem com novo design vermelho, inspirado pelas cores da bandeira russa, e também faz referência ao clima tenso da fase de mata-mata do torneio. O nome Mechta pode ser traduzido como “sonho” ou “ambição” em russo. Apesar do significado marcante, a bola tem o desafio de superar o carisma de nomes como Brazuca, na Copa de 2014, ou de Jabulani, ícone de 2010.
a-b-c
Se aprofundar na gestão do esporte não deveria ser preocupação apenas às vésperas de grandes eventos, como a Copa do Mundo. Como forma de contribuir para a profissionalização do mercado, a FAAP acaba de lançar a edição 2018 do Sports Management – Brazilian Experiences. O curso vai de agosto a dezembro, em São Paulo, e inclui na programação debates sobre patrocínio, marketing esportivo, organização e estrutura de grandes eventos.
Endorfina criativa
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“Logo descobri que o jiu-jítsu tem mais a ver com xadrez do que com violência. Entre os golpes e contra-golpes, você encontra frieza para administrar a adversidade. Desesperar-se nunca é opção. O estudo do comportamento do adversário é o caminho do sucesso, e usar força sem planejamento não gera resultado. Essas são inspirações para o dia a dia agitado da publicidade.” Bruno Miguel, sócio e diretor da Movie Machine.