Na rede 1

Gilvan de Souza/ Flamengo

O Campeonato Brasileiro nas redes sociais está bastante acirrado entre os clubes de futebol. É o que revelou o levantamento do Ibope Repucom, que avaliou o desempenho dos times no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, em agosto. Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Grêmio lideram a tabela quando o assunto é aumento na base de fãs.

O rubro-negro foi o que mais somou novos seguidores, com 171 mil inscritos. Só no Twitter foram 31 mil. Já o São Paulo segue na vice-liderança após conquista de 170 mil novos inscritos na soma das quatro plataformas. Só no YouTube, o clube somou 63 mil novos fãs, totalizando mais 800 mil usuários em seu canal SPFCtv. Ainda no quesito vídeo, o Palmeiras lidera a competição por pouco. A “TV Palmeiras” somou mais de 63 mil inscritos, passando a marca de 900 mil inscritos.

Na rede 2
O Instagram também vem se consolidando como a rede social de maior relevância no ganho de inscrições. O clube que mais se destacou na plataforma foi o Corinthians, com 120 mil novos usuários, o que representa cerca de 96% do crescimento mensal corintiano. Já no Facebook, o crescimento tem sido mais tímido, diante da nova política de limpeza de contas desabilitadas. Dos 40 clubes analisados, apenas 11 ganharam seguidores. Destaque para Internacional (+17 mil), Grêmio (+10 mil) e Fortaleza (+5 mil).

Festa

O Mineirão completou 53 anos no último dia 5. Para marcar a data, convidou uma torcedora para morar por uma semana no estádio. Um dos camarotes foi transformado em quarto para receber a hóspede. O projeto de marca foi feito em parceria com a rede Accor Hotels, que adaptou o espaço. Já a missão de registrar a programação de shows e jogos ficou com a jornalista Maíra Lemos, que fez sua estreia como moradora no domingo (2), quando ocorreu o Feirão de Veículos e também a partida entre Cruzeiro e Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro. A semana de aniversário ainda contemplou show dos Tribalistas e o festival de música sertaneja, o Festeja Brasil.

Gestão
Negócio estratégico para os clubes, as franquias das lojas com produtos licenciados terão mais atenção do Fluminense a partir de agora. O time carioca acaba de fechar parceria com um novo fornecedor para a gestão da área. A MFPlai passou a operar a loja oficial do clube desde a semana passada. A gestão será em parceria com sua associada 4 Flu, empresa responsável pela nova loja online. Com o negócio, a ideia é criar novos pontos de venda e dar suporte para os que já existem (Nova Iguaçu, Brasília e Laranjeiras).

Força

Completando um ano de seu programa gratuito de corrida de rua para atletas amadores, o Adidas Runners, a marca esportiva agora aposta em um novo nicho. Lançou na semana passada o Adidas Training, comunidade que oferece diversas modalidades gratuitas. Os grupos se reúnem em locais estratégicos em São Paulo, como no Parque do Ibirapuera, Escadaria da Sumaré, Praça Horácio Sabino e Parque Villa-Lobos.

A iniciativa traz treino funcional, ioga e Fit Fight, todas abertas ao público e divulgadas semanalmente pelo aplicativo Runtastic. Todos os treinos são gratuitos e contam com hidratação e a orientação de treinadores especializados. Para participar das atividades, basta baixar o aplicativo, realizar um cadastro pelo Facebook ou e-mail e inscrever-se no treino. Entre as comunidades, destaque para o Agora É Com Elas, grupo de treinamento voltado para o público feminino, e o Unicorns Brazil, comunidade voltada para o público LGBT.

Endorfina Criativa

Eu sou faixa preta de taekwondo e treino três vezes por semana com meus filhos. O esporte me auxilia a lidar com os desafios de cada dia. É ótimo para combater o estresse, afinal, quem às vezes não tem vontade de socar as paredes? As aulas são excelentes para o equilíbrio e foco.
Celso Vergeiro, CEO da Adstream