Sufoco 1

O adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 para 23 de julho de 2021 foi o movimento que faltava para completar a sucessão de cancelamentos ou interrupções no calendário esportivo devido à pandemia de Covid-19. Sem torneios como Champions League, Libertadores da América, NBA e F-1, entre uma série de outras competições, os impactos econômicos no esporte começam a ser calculados.

Segundo levantamento da consultoria Sports Value, o mercado global de esportes movimenta mais de US$ 756 bilhões anualmente. Em meio ao pico da doença em alguns países, como Estados Unidos, novo epicentro da crise, as perdas globais podem chegar a US$ 15 bilhões, equivalente a 2% do faturamento em todo o mundo.

Sufoco 2
As principais perdas para clubes e ligas se concentram na venda de ingressos em estádios, direitos de transmissão de TV, vendas de produtos e patrocínios. Segundo levantamento da revista Forbes, as ligas profissionais dos Estados Unidos devem sofrer baque de US$ 5 bilhões em receitas. Só a MLB, Liga de Baseball, terá perdas de mais de US$ 2,2 bilhões com receitas em estádios, liderando a lista, seguida por NFL, NHL e NBA. Em outros países, a situação é semelhante. A Premier League, da Inglaterra, deve perder US$ 718 milhões; a La Liga espanhola, US$ 544 milhões; a Série A do Campeonato Brasileiro, US$ 200 milhões. Vale lembrar que os números contemplam apenas faturamento com estádios.

Play


Enquanto os torneios esportivos presenciais seguem interrompidos, a NBA encontrou uma maneira de manter seus fãs engajados. A liga de basquete está promovendo o NBA2k Players, competição de eSports que convida 16 jogadores reais para uma disputa em ambiente virtual com o Xbox One. Kevin Durant, do Brooklyn Nets, e Andre Drummond, do Los Angeles Lakers, estão entre os gamers. As partidas são transmitidas pelos canais ESPN e perfis sociais da NBA. O campeão terá o direito de escolher qual instituição de caridade receberá o prêmio de US$ 100 mil.

Área
Os clubes de futebol têm se aproximado do cenário de eSports nos últimos 2 anos, não à toa, o Flamengo tem equipes profissionais com expressão, como o time de League of Legends, atual campeão brasileiro do torneio. Agora, em um cenário em que as pessoas estão em casa para conter a Covid-19, alguns clubes se movimentam para criar as próprias competições esportivas digitais.

Na semana passada, a Federação Cearense de Futebol (FCF) promoveu a 1ª Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs 2020. O torneio-teste do game Fifa 2020 teve a participação das três principais equipes do estado: Ceará, Ferroviário e Fortaleza, clube que idealizou o projeto. As partidas foram transmitidas nos canais sociais dos times.

Mente sã

A Asics está promovendo em seu Instagram atividades para serem feitas dentro de casa. A iniciativa faz parte do desafio lançado pela marca de fazer as pessoas ficarem com o corpo e mente saudáveis – seguindo a filosofia da empresa Mente sã, corpo são. O ator Nicolas Prattes, embaixador da Asics, deu o pontapé inicial ao projeto, que propõe uma corrente de desafios simples, como citar livros favoritos ou indicar pequenos negócios para o consumo delivery.