Apitaço
Como forma de promover a presença das mulheres nos estádios, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoveu um apitaço durante a nona rodada do Campeonato Paulista no último fim de semana (7 e 8/3).
O projeto #OApitoÉDelas foi criado e desenvolvido pela agência de live marketing Red Door. A ideia surgiu de uma prática já utilizada em eventos culturais: o apitaço. Aproveitando-se de um objeto já comum nos cenário esportivo – o apito –, 22 mulheres entraram em campo junto com as equipes, vestindo camisetas lilás – cor símbolo do movimento feminino.
Origens
O lançamento do uniforme do Palmeiras para a temporada 2020, na semana passada, serviu como pano de fundo para um novo manifesto do clube. A campanha Uma Camisa com História, da Puma, marca esportiva do time, exibe palmeirenses ao redor do Brasil fazendo um único e emblemático gesto de vestir a camisa, reforçando a história de 105 anos do time e a pluralidade da torcida.
“A campanha ressalta a origem do Palmeiras, buscando um valor ainda mais profundo para a história. Falamos sobre o imigrante, mas sem remeter apenas à origem italiana, e sim celebrando a aproximação dela com o nosso país e a construção conjunta de um clube gigante”, afirma Fabio Kadow, diretor de marketing da Puma Brasil. O manifesto é narrado pelo rapper Rincon Sapiência, que também apresenta no filme um dos principais ídolos do Palmeiras: Ademir da Guia. Também participam os jogadores William e Juliana.
squad 1
O público feminino está no centro das estratégias da Reebok para este ano.
A marca esportiva lançou na semana passada o Reebok Training Squad, plataforma de treinos que alia empoderamento, lazer e esporte. A aula inaugural foi feita pela coreógrafa Brunna Gonçalves (de top verde). Segundo Flávia Bittencourt (foto abaixo), CEO do Grupo Adidas, detentor da marca, a ideia é promover o bem-estar e o entretenimento de uma forma mais leve. “Estava faltando que uma grande marca esportiva se aproximasse do público feminino dessa forma. E é o que a gente está tentando fazer com o Reebok Training Squad. Queremos uma proposta mais divertida”, contou a executiva.
Squad 2
Flávia já esteve no comando de varejistas como a rede de cosméticos Sephora na América Latina e das Lojas Marisa, e ressalta o potencial de consumo do público feminino. “Estar bonita, se cuidar, não tem a ver com estar gorda ou magra, mas se sentir bem com o corpo que você tem. Estava faltando que uma grande marca esportiva se aproximasse do público feminino dessa forma”.
Mensalmente, no Reebok Training Squad, serão disponibilizados treinos gratuitos em São Paulo. O próximo, inclusive, inclui aulas de futevôlei e beach vôlei e está marcado para o dia 21 de março. A cada treino, o time de embaixadoras da Reebok marcará presença para reforçar seu posicionamento, sobretudo, nas redes sociais. São elas Ariel Saori, Dessa Castorino, Thaís Bianca, Maria Montoro, Ivi Pizzott, Patrícia Sens e Juliana Franceschi (foto).
Bolada 1
Dono de uma constelação de craques, como Kylian Mbappé, Edinson Cavani e Neymar Jr. (foto), entre outros, o Paris Saint-Germain se tornou o clube de maior poder financeiro do mundo. De acordo com relatório anual da Soccerex Football Finance 100, o time francês superou a liderança do Manchester City, que ficou em segundo lugar, e alcançou o topo de uma lista que inclui ainda Bayern de Munique, Tottenham e Real Madrid no top 5.
Bolada 2
O índice divulgado em fevereiro deste ano tem como base os balanços relativos à temporada 2017/2018 (julho a junho), último ano financeiro global disponível no mercado. A entidade também utilizou outras fontes oficiais para complementar o relatório final, como valores de transferência de jogadores, relatórios da UEFA e mídia especializada.
O período analisado marca também o primeiro ano de Neymar Jr. no clube francês. O brasileiro foi contratado em agosto de 2017. No relatório do Soccerex, a pontuação do PSG é de 5,318 no Índice de Finanças Financeiras (FFI), que leva em consideração cinco principais variáveis de receita: ativos de jogo (jogadores); ativos tangíveis e dinheiro (estádios, centros de treinamento e outras propriedades do clube); dinheiro no banco; investimento potencial do proprietário e dívida líquida.