Fernando Musa, Arício Fortes e Anselmo Ramos: novo momento da Ogilvy Brasil

 

A Ogilvy Brasil terá, a partir de 12 de maio, um novo vice-presidente nacional de criação. Depois de ocupar o posto desde 2007, levando a operação ao título de Agência do Ano do Cannes Lions 2013, além de conquistar um Grand Prix de Titanium e um de Promo & Activation no festival – entre os 72 Leões conquistados nos últimos quatro anos, Anselmo Ramos deixa a agência para se dedicar integralmente à David, microrrede montada com Fernando Musa (também CEO da Ogilvy Brasil) e o argentino Gastón Bigio. Sua saída marca a estreia da David em Miami, seu terceiro escritório, após ter nascido com sedes em São Paulo e Buenos Aires.

Para seu lugar, a Ogilvy chegou ao nome de Aricio Fortes. Até então atuando como diretor de criação da Africa, o profissional também tem passagens por DM9DDB e Pereira & O’Dell São Francisco. “Falamos com bastante gente desde o ano passado. Seria muito fácil trazer um gringo para essa cadeira, até pela nossa visibilidade atual, mas o momento que vivemos é do talento brasileiro e latino. Queríamos de preferência um brasileiro, com experiência internacional e que fosse a cara da Ogilvy”, explica Musa.

Fortes já havia sido sondado algumas vezes para integrar o time ainda comandado por Anselmo, mas acabou permanecendo na Africa. Agora, aceitou o desafio de ser o principal criativo da Ogilvy no país. “O que mais me chamou a atenção foi a ‘fome’, a vontade que ele tem. No nosso momento atual, precisamos mesclar a experiência e conhecimento de quem está aqui há muito tempo, como eu estou, com a ambição e sangue novo para querer ir mais longe. Vi no Arício esse desejo e comprometimento”, complementa o CEO da Ogilvy.

Outra novidade é a migração de Roberto Fernandez, até então diretor-geral de criação da Ogilvy, para a David São Paulo. Na nova casa, o profissional vai atuar além das funções criativas, dividindo todo o comando da agência com Karina Ribeiro, atualmente diretora de operações. Ainda não há decisão sobre um novo diretor-geral logo abaixo de Aricio. “Ficará sob responsabilidade dele decidir o que precisa e de quem precisa. Mas é importante lembrar que ainda temos como diretor-geral de criação o Paco Conde, mais envolvido no mercado do Rio de Janeiro, porém com participação nos nossos principais trabalhos”, enfatiza Musa.

Ramos e Fortes trabalharão em conjunto durante o período de transição por pelo menos três meses, até a ida do atual VP para Miami. Mesmo com a distância, sua participação deve continuar em alguns projetos. “A David é um braço da Ogilvy Brasil. Ela nasceu aqui dentro e a sinergia vai continuar”, garante Musa.