A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador Local da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançaram na noite desta terça-feira (7), no auditório da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a logomarca oficial do JMJ 2013, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. O lançamento, que havia sido previsto para 1º de fevereiro, foi adiado em solidariedade aos familiares das vítimas do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, no dia 25 de janeiro.
A Jornada, criada pelo Papa João Paulo II em 1985, é um encontro católico de jovens realizado anualmente nas dioceses (unidade territorial administrada por um Bispo) de todo o mundo. A cada dois ou três anos, o encontro se torna internacional e os jovens do mundo todo se encontram, em determinada cidade, com o Papa. O encontro dura aproximadamente uma semana. Durante as Jornadas acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, orações, palestras e shows. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011 na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu centenas de milhares de jovens de mais de 190 países.
A logomarca foi escolhida por meio de um concurso encerrado no final de outubro passado. Mais de 200 logomarcas foram enviadas, de diversas partes do mundo, ao Comitê Organizador Local (COL). Da comissão julgadora fizeram parte um grupo de designers e a comissão do Setor Juventude, o setor pastoral e a presidência, todos do COL. Em dezembro, os logos finalistas foram enviados ao Pontifício Conselho para Leigos (PCL), em Roma, que junto com o COL escolheu a vencedora.
O vencedor foi o designer gráfico Gustavo Huguenin, de 25 anos, natural do município de Cantagalo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O jovem falou que a logomarca foi inspirada no lema da JMJ Rio 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, uma passagem da Bíblia. “A imagem carrega o coração como o centro de amor, o cristo redentor como o discípulo, o verde das florestas, o azul da baía de Guanabara e o Pão de açúcar como ícones da cidade do Rio de Janeiro “, explicou.
Na cerimônia estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Cabral disse que a logomarca acompanha as transformações vividas pelo Rio de Janeiro recentemente. “Esse é o evento dos eventos, de todos os que vêm por aí. Ele resume singelamente o momento de pacificação pelo qual o Rio está passando”, disse.
O arcebispo concordou com o governador, mas lembrou da responsabilidade de sediar um evento como este. “Teremos uma responsabilidade que atingirá jovens do mundo todo. Nosso olhar deve ir muito além de nossos horizontes. Estaremos plantando um serviço mundial’, concluiu Dom Orani. Durante a apresentação da logomarca, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores verde e amarela.