Na próxima quinta-feira (21), a Riachuelo estreia a campanha publicitária criada para a coleção Karl Lagerfeld para a rede fast fashion. A veiculação acontece na internet, revistas e mobiliário urbano e traz em sua essência duas diretrizes conceituais e aspiracionais sugeridas pelo próprio Karl que, juntas, deram o tom futurista à ação: arquitetura e música clássica.
As duas paixões de Karl serviram como base do processo criativo e vieram acompanhadas de dois grandes nomes que são referência no universo artístico brasileiro e alemão – o arquiteto Oscar Niemeyer e o compositor e ensaísta de música clássica Richard Wagner, respectivamente. Outro pedido de Karl foi em relação à equipe envolvida na criação da campanha: ele fez questão que o time fosse composto somente por brasileiros.
O designer Ricardo Van Steen, diretor criativo da campanha, ouviu atentamente as recomendações de Karl – desde as referências para o conceito da campanha até a composição da equipe – e acreditou, desde o início, que a mistura dos ingredientes de ambas as culturas na concepção do trabalho seria inspiradora.
Há cerca de oito meses, quando foram iniciadas as pesquisas sobre as obras dos artistas, os prédios do Museu da República (Complexo Cultural da República João Herculino) e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, ambos projetados por Niemeyer, chamaram a atenção. “Os dois tinham ogivas “com rampas” que, vistas de certo ângulo, lembravam muito o rabo de cavalo do KL”, explica Van Steen.
“O planejamento digital foi minucioso, contemplando conteúdo exclusivo para cada uma das redes sociais que fazemos parte. Essa é, com certeza, a campanha mais digital da Riachuelo, seguindo também o briefing do Karl, que é apaixonado por tecnologia”, revela Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo.