A Mars Food anunciou nesta quarta-feira (23) que mudará a marca Uncle Ben’s para Ben’s Original, sinalizando, segundo a própria empresa, o objetivo de criar um futuro mais inclusivo.
“Nas últimas semanas, ouvimos milhares de consumidores, nossos próprios associados e outras partes interessadas de todo o mundo”, disse Fiona Dawson, presidente global da Mars Food, Multisales and Global Customers. “Entendemos as desigualdades associadas ao nome e à face da marca anterior e, conforme anunciamos em junho, estamos comprometidos com a mudança.”
A empresa também se comprometeu a remover a imagem da embalagem para criar uma iconografia mais justa. A marca não muda apenas seu nome e imagem na embalagem. Também está tomando medidas para aumentar a inclusão e a equidade e definindo seu novo propósito de marca para criar oportunidades que ofereçam a todos um lugar à mesa.
Segundo os críticos, termos como “tio” (uncle) Ben foram historicamente utilizados por pessoas que resistiam em utilizar “Sr.” ou “Sra.” para uma pessoa negra. Além disso, o logotipo do tio Ben usado desde os anos 40 apresenta um homem negro idoso, que originalmente usava uma gravata borboleta que evocava um criado, reforçando o esterótipo do negro apresentado como servo.
Nos Estados Unidos, a marca formou uma parceria com a National Urban League para apoiar aspirantes a chefs negros por meio de um fundo de bolsa de estudos, antes de se expandir para apoiar outras comunidades carentes em todo o mundo.
“As marcas têm um papel importante a desempenhar à medida que continuamos a navegar neste momento de reconciliação em relação à justiça racial, diversidade e inclusão”, disse Marc Morial, presidente e CEO da National Urban League. “Estamos orgulhosos da parceria com Ben’s Original à medida que eles evoluem e embarcam em um novo caminho com um novo propósito, fornecendo às comunidades negras aqui e no exterior, oportunidades mais equitativas na educação e nos negócios”.
Além disso, em Greenville, Mississippi – onde o Ben’s Original é produzida nos EUA há mais de 40 anos – a Mars Food investirá na comunidade local para tratar de questões que atormentam esta região dos EUA há gerações. Esta programação se concentrará em melhorar as oportunidades educacionais para mais de 7.500 alunos da área, bem como promover o acesso a alimentos frescos.
“Embora a implementação de uma evolução nessa escala seja um processo complexo, não há melhor momento do que agora”, acrescentou Dawson. “Sabemos que isso é a coisa certa a fazer pela nossa marca e negócios para garantir que criemos um futuro verdadeiramente inclusivo que todos merecem.”
A embalagem Ben’s Original começará a chegar às prateleiras das lojas em 2021.