Os sócios da empresa: Sandra, Pieter, Karen e MillsEspecializada em concepção e gestão de projetos de arte, entretenimento e sustentabilidade, a Art Unlimited anunciou recentemente uma nova divisão, dedicada exclusivamente a negócios cujo objetivo é conectar marcas aos universos da arte e da cultura.

A primeira iniciativa da área é a exposição “Experiência Escher”, realizada em conjunto com a Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. Entre março e novembro deste ano, o projeto terá percorrido quatro unidades da rede: Iguatemi Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas e JK Iguatemi, na capital paulista. Não há patrocinador envolvido na ação em Ribeirão Preto. Para as demais praças, a empresa ainda busca parcerias.

“Dentro de um museu, o patrocinador acaba tendo pouca visibilidade. Em espaços públicos, como shoppings e feiras de eventos, por exemplo, a marca fica mais disponível, seja em banners, corredores, anúncios ou ativações”, salienta Karen Rozenbaum, que está à frente da nova divisão junto a Sandra Klinger Rocha e aos sócios da Art Unlimited, Pieter Tjabbes e Tânia Mills. Ela também destaca a maior acessibilidade do formato. “Levamos o projeto para onde a marca desejar. Quando falamos de museus, o patrocinador tem investimento entre R$ 2 milhões e R$ 4 milhões. O que propomos são novas perspectivas com desembolso entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, em ações promovidas pela Lei de Incentivo à Cultura ou por meio da verba de marketing dos parceiros.”

“Experiência Escher” tem por base duas megaexposições do artista holandês, também realizadas pela Art Unlimited: “O mundo mágico de Escher”, em São Paulo, e “A magia de Escher”, sucesso no Paraná e em Minas Gerais.

“Fizemos a curadoria não apenas da exposição, mas também para a composição dos produtos que levam o selo ‘by Art Unlimited’, outra novidade da empresa”, conta Karen. Na Escher Shop, que estreia esse conceito, há camisetas estilizadas, bolsas, papelaria, canecas e jogos americanos 3D.

Nos projetos propostos pela nova divisão, a exposição de marcas parceiras vai além dos formatos promocionais tradicionais. “Podemos, por exemplo, criar um circuito em que a pessoa sai da exposição e cai direto na loja do patrocinador.”

A Art Unlimited ainda tem no portfólio as mostras “Os Gêmeos”, realizada na Faap (SP), e “Índia”, que ocupou o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em São Paulo e Rio de Janeiro. Em agosto, estreia, também na Faap, uma exposição dedicada ao fotógrafo de moda peruano Mario Testino.