A Heineken lança no Brasil, a partir de deste mês, uma edição limitada em comemoração aos 140 anos da marca. O design foi criado pelo brasileiro Fernando Degrossi, vencedor do concurso “Your Future Bottle”, promovido pela marca em 2013. Degrossi, de 35 anos, sócio da agência Unitri, inscreveu-se individualmente na competição. No total, enviou 20 layouts e chegou à fase final com duas peças. Em primeiro lugar, ficou seu modelo predominantemente verde, que traz cinco logos circulares da Heineken utilizados em décadas diferentes, além de dar destaque para a estrela vermelha, ícone da marca.
“O modelo vencedor apresenta a marca de uma forma totalmente nova e imediatamente reconhecível”, comenta Bernardo Spielmann, diretor de marketing de marca Heineken e patrocínios da Heineken Brasil.
Para organizar o concurso, Heineken apresentou designs antigos de suas garrafas e desafiou mentes criativas do mundo todo para fazer uma releitura desse material e criar uma garrafa para o futuro. Os participantes tiveram liberdade total para mergulhar na história da marca, brincar com seu DNA e criar um novo design.
O painel de juízes, composto pelo designer Joshua Davis, Evan Orensten do Cool Hunting, Mark Dytham do PechaKucha e o chefe de design global da Heineken Mark van Iterson, elegeu a arte de Degrossi entre cerca de dois mil concorrentes no The Magazzini, espaço da Heineken no coração da comunidade de criação na Semana de Design de Milão.
“Eu acredito que investir no conceito foi essencial. É fantástico saber que meu design estará estampado em garrafas pelo mundo inteiro”, conta Degrossi.
A edição limitada de 450 mil unidades chega ao Brasil nos formatos alumínio 330 ml e vidro de 650 ml e poderá ser encontrada apenas nos supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades das regiões Sul e Nordeste. O preço sugerido para a versão em alumínio será de R$ 7,99 e R$ 9,99 para o formato 650ml.