A marca de papeis higiênicos e lenços umedecidos Neve convidou o artista paraense Ritchelly Oliveira para produzir ilustrações realistas sobre a realidade do saneamento básico no Brasil.
No país cerca de metade da população não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto, e mais de quatros milhões de pessoas não tem um banheiro.
A ação vai ao ar nesta quinta-feira (19), Dia Mundial do Banheiro. A data foi criada pelas Nações Unidas para conscientizar sobre o assunto.
As sete obras, que parecem fotos, são ilustrações produzidas com carvão.
O artista inspirou-se em imagens captadas por iniciativas de empreendedores sociais que levam soluções alternativas de coleta e tratamento de esgoto para áreas periféricas ou isoladas, como zonas rurais e comunidades de indígenas e quilombolas.
A iniciativa foi realizada por meio do projeto Banheiros Mudam Vidas, um projeto global da Kimberly-Clark e liderado por Neve no Brasil.
A ação inclui um texto manifesto para o Dia Mundial do Banheiro, como forma de disseminar o tema e os projetos realizados pelas iniciativas que receberam apoio e participaram de um processo de aceleração promovido pela marca no último ano.
“Nasci em uma cidade no interior do Pará chamada Xinguara, onde muitas famílias usam banheiros fora de casa, as chamadas casinhas, como foi a realidade dos meus avós e tios que moravam pela região. Vivenciei isso até os meus quinze anos, sobretudo nos períodos de férias quando visitava meus familiares. Participar do projeto Banheiros Mudam Vidas foi um jeito de retomar essa realidade que fez parte da minha história e ainda hoje é a de muitos brasileiros”, comenta Oliveira.
As ilustrações serão publicadas nos canais sociais da marca, acompanhadas do manifesto:
“Temos a missão de tornar vidas melhores fornecendo o que é essencial.
Papel higiênico e lenços umedecidos são nossa forma de cuidado.
Muitos de nós não têm nem a higiene básica. Queremos promover mais dignidade.
Temos a convicção de que a universalização do saneamento é um objetivo coletivo.
Por que metade dos brasileiros não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto?
Queremos hoje, por meio da arte, mostrar essa realidade.
Temos investido em iniciativas com nosso mesmo propósito de mudança,
para conseguir mudar a realidade de muitas pessoas.
Saneamento é um direito de todos. Banheiros Mudam Vidas.
Neve apoia iniciativas que contribuem com a universalização do saneamento básico.
Neste Dia Mundial do Banheiro, conheça AQUI quem quer mudar essa realidade junto com a gente..”