Eduardo Sumi é o mais novo integrante do time da Artplan. O profissional vem da FLAGCX, onde esteve por 10 anos. Foi um dos fundadores dos LAB’s, da agência (Coca-Cola, Nestlé, C&A), teve passagem pela Unilever, e experiência em mídia, na Mindshare, em Londres. Passou a focar em estratégia nos últimos anos de CuboCC e FLAGCX, onde atuou como chief strategy officer, ao mesmo tempo em que expandiu o negócio para o Rio de Janeiro.
O profissional passa a ser o head de uma nova área na Artplan: creative data. Segundo a agência, trata-se de uma “evolução” da área de BI. O time conta hoje com mais de vinte profissionais e havia nascido dentro da equipe de Conteúdo da Artplan.
Sua missão inicial será aumentar a capacidade de insights do BI da agência, potencializando a riqueza dos dados em todo o processo estratégico e criativo. Em seguida, como uma spin-off, essa mesma experiência será usada em outras empresas do Grupo, num movimento de expansão da entrega de insight de dados, conectando e integrando todas as marcas, a partir da mesma base de conhecimento.
“Fico feliz em poder juntar vários aprendizados da minha vida para construir este novo caminho. Dados são um universo e essa jornada está apenas começando. Vamos organizar, acessar, escutar, fazer perguntas e levantar hipóteses. Testar, testar, testar e aprender, criando uma engenharia de aprendizado. Mas vamos usá-los com consciência e ética. Para o bem e para ideias poderosas. Queremos gerar boas ações que ajudem as marcas, as pessoas e o mundo”, comenta Sumi.
Com a chegada de Sumi, Luiz Telles, até então diretor nacional de conteúdo, engajamento e BI da Artplan, passa para ele o bastão da área de BI para se dedicar à sua nova posição estratégica dentro da agência: diretor nacional de storytelling e Inovação.
Na nova posição, Telles assume o papel estratégico de consolidar as histórias que estão acontecendo na Artplan. Dedicado a alavancar também as outras iniciativas do Grupo, como o A-Lab, a produtora de conteúdo digital e inovação, onde já atua como um dos líderes.
“Desde que entrei na agência, temos feito com que o Conteúdo passasse a fazer parte orgânica de toda a estrutura, principalmente junto à Criação. Isso já é realidade. Agora precisamos de foco na evolução do uso de dados e Sumi é o profissional para isso. Quanto a mim, assumir o papel de contador de histórias da Artplan, agora, é passar a ter uma visão global sobre cada narrativa que queremos construir para nossos clientes e pra nós mesmos, contando com o componente da inovação para acelerar alguns desses processos”, conta Luiz.