O ranking que mede o investimento publicitário no acumulado de janeiro a agosto acaba de ser divulgado pelo Kantar Ibope Media. O cenário se manteve praticamente sem mudanças na comparação com as posições das agências em julho. Entre as dez principais do país, Artplan (10°), DPZ&T (7°), Publicis (6°) e Ogilvy (4°) tiveram bom desempenho e conseguiram crescer posições.
A Artplan, por exemplo, subiu uma posição e totalizou investimento de R$ 1,697 bi. Já a DPZ&T subiu duas colocações, totalizando R$ 1,840 bi. Publicis e Ogilvy também cresceram uma posição cada, totalizando R$ 1,887 bi e R$ 2,034 bi respectivamente.
Já a Y&R, My Agência e Africa se mantiveram no mesmo lugar, ocupando respectivamente o primeiro, segundo e terceiro. A Leo Burnet Tailor Made caiu uma posição (5°), a Talent manteve a oitava posição, enquanto a JWT (9°) foi a que mais perdeu posições (três) ao lado da Master (44°).
No grupo próximo ao almejado top 10 figuram as agências Havas Worldwide, WMcCann, DM9DDB e FCB, que subiram uma posição, além da Fullpack (24°), que cresceu duas. Enquanto AlmapBBDO e Escala Comunicação perderam duas colocações cada, seguidas pela F/Nazca S&S, com queda de uma posição.
Vale lembrar que o levantamento usa a compra de mídia no mercado brasileiro como métrica, e contempla os investimentos brutos dos anunciantes, sem negociações e descontos. O Kantar Ibope Media contempla as 50 maiores agências no mercado, que neste mês, teve a Gotcha Comunicação e Participações como participante pela primeira vez (na 50° posição).