Com ajuda do Facebook, visita ao empreendimento era personalizada

 

A estratégia “Social home”, da Artplan para a Carvalho Hosken, conquistou dois ouros nas categorias “Evento promocional/de marketing” e “Ponto de venda” do Midas Awards, premiação internacional dedicada a cases de resultados para instituições financeiras e do mercado imobiliário — que acaba de anunciar seus premiados.

A estratégia reforçava o lançamento de um novo empreendimento da empresa baseado no conceito “Tailor made (feito sob medida). A visita ao apartamento era marcada pela internet, via Facebook. Isso garantia acesso às informações de seus perfis — como fotos de álbuns, páginas curtidas e vídeos compartilhados. O apartamento era então automaticamente personalizado para cada visita e, no final, os visitantes recebiam um telefonema com um desconto especial. Durante o período da ação, 28% das visitas resultaram em compras, número três vezes acima da média. Houve ainda um alto índice de compartilhamento da experiência pelos visitantes, de 43%.

Os Estados Unidos foram o país mais premiado este ano, com sete ouros. O prêmio principal, chamado Grand Midas, foi conquistado pela agência sul africana King James para seu cliente Santam Insurance. Em 2012, a Santam lançou uma campanha estrelada por Sir Ben Kingsley. Na sequencia, Nando’s Fast Food Chicken lançou uma paródia do comercial, que foi respondida na sequencia por um filme da Santam desafiando a rede Nando a fazer uma entrega de frangos para crianças carentes de Johannesburg, que acabou tornando-se um viral de grande sucesso e conquistou a premiação. “Nossa resposta para o Nando’s foi um desses repentes criativos que às vezes passam batidos porque não estão previstos na estratégia de um cliente ou na sua previsão de mídia. Algo raro hoje em dia”, disse Alistair King, sócio-criativo da King James Cape Town, que ainda conquistou dois ouros com outros trabalhos para o mesmo cliente.

O Midas Awards foi criado em 2001 e é patrocinado pelo AdForum.com. O júri este ano foi formado por diversos profissionais de criação de vários países, entre eles Anna Karena, diretora de criação da Lavender (Australia); Ventak Patla, diretor de criação associado da Leo Burnett Business (EUA); Will Payovich, diretor de criação da Havas Worldwide (EUA); e Ryan Wills, diretor de criação e fundador do Taxi Studio (Reino Unido).