Lourenço Bustani, Hui Jin Park, Daniel Conti, Rodolfo Medina e Fred Gelli: resolução do lixo, educação de transição, desperdício de alimentos, e depressão e ansiedade

Inspirados na sequência de Fibonacci, em que cada número corresponde à soma dos dois anteriores, e que se encontra presente em fenômenos da natureza, bem como na arte, design e arquitetura, três empresas se unem para criar a 1.2.3.5.8. 

O objetivo dos empresários Rodolfo Medina (Grupo Artplan), Fred Gelli (Tátil Design) e Lourenço Bustani (Mandalah) é oferecer uma companhia para projetos de impacto social em grande escala, definida como um “sistema” de marketing de valor compartilhado que cria projetos com estratégia, soluções criativas e capacidade de mensuração.

Segundo comunicado das empresas, o novo “sistema” abordará, inicialmente, quatro demandas sociais de maior relevância – resolução do lixo, educação de transição, desperdício de alimentos, e depressão e ansiedade – e traz como grande diferencial plataformas de conteúdos transversais que amplificarão todos os projetos das marcas. 

A ideia do negócio é unir os expertises das três empresas, no caso, a questão do propósito da Mandalah, o branding, design e criatividade da Tátil, e a capacidade de comunicação e execução da Artplan.

“Não é uma agência, não é filantropia, não é responsabilidade social corporativa. É o futuro de como as marcas vão se sustentar nesse mundo. É a virada de chave definitiva. Ao perceber que o marketing de valor compartilhado é cada vez menos uma utopia e cada vez mais uma necessidade, as empresas passam a construir pontes com as pessoas, respondendo às suas dores e se fortalecendo no processo”, explica Lourenço Bustani, sócio-fundador da Mandalah. 

Para Rodolfo Medina, presidente executivo do Grupo Artplan, a nova empresa tem a ambição, inclusive, de começar a evoluir a atuação do marketing das marcas. “O modelo das últimas décadas foi adequado de acordo com as necessidades do momento. Hoje, precisamos pensar em novas formas de posicionarmos as empresas. O mundo mudou, as pessoas estão mais questionadoras e, portanto, a forma de se relacionar precisa seguir novos caminhos, que não apenas os já praticados. É preciso dialogar com os targets das empresas sobre assuntos que gerem relevância e que transformem suas vidas”, resume.   

“As marcas, mais do nunca, tem a alternativa de ao invés de investir para falar bem de si próprias, podem se associar a idéias precisas e poderosas que gerem valor real na vida das pessoas, para que a partir daí possam colher os frutos em fidelidade e melhora de reputação “, complementa Gelli, da Tátil. 

Para liderar os primeiros passos da empresa no dia a dia, foram contratados Daniel Conti (ex-Vice, Globo, Globosat, Publicis, Turner) e Hui Jin Park (ex-McCann, DPZ,Talent, Iris-Cheil Worldwide, Mandalah). “Queremos furar a bolha do mercado de impacto e trazer uma nova e efetiva perspectiva para o  marketing neste sentido. A 1.2.3.5.8 vem para trabalhar também conteúdo, PR, digital, comunicação, apoiando as marcas nos seus desafios de mercado e assumindo uma nova embalagem de atuação social que inclui plataformas de conteúdo transversais aos projetos como o mecanismo mais potente para se fazer isso.”, diz Conti, head da empresa.