Píer Mauá, na capital fluminense, recebe mais uma vez a edição da ArtRio

 

A ArtRio – feira de arte que se tornou referência no mercado internacional – terá sua quarta edição entre 10 e 14 de setembro, no Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, com patrocínio máster do Bradesco. A feira tem ainda Ipanema (Grendene) como patrocinador e apoio de Heineken, Minalba, Sky, Aon e Universidade Estácio de Sá. O evento, que ocupa mais de 20 mil m² em cinco armazéns do Pier, é realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho. Participam mais de 100 galerias nacionais e internacionais e mais de dois mil artistas.

Estão atrelados à feira mais de 50 eventos paralelos de arte, como o Circuito Integrado de Galerias de Arte, realizado este ano entre 17 e 19 de maio, em que galerias de arte, museus e outras instituições promoveram roteiros de visitação especiais, estimulando a visitação. Mais uma vez este ano estão sendo realizadas agendas culturais e sociais como as “Conversas ArtRio”, em parceria com a Casa do Saber, e o ArtRio Social, uma agenda que inclui visitas guiadas  de escolas da rede municipal a exposições em centros culturais e museus.

Uma rádio também transmite na web 24 horas de programação sobre o evento, de música a entrevistas e notícias sobre o cenário das artes visuais. Em sua programação está o primeiro programa nacional totalmente dedicado à Arte Sonora, com curadoria de Franz Manata, Saulo Ladares e Bruno Queiroz. A rádio conta também com mixtapes assinadas por convidados.

Ações dos patrocinadores

Os sócios Calainho, Brenda e ElisangelaO Bradesco realizará a segunda edição de seu prêmio Foco Bradesco ArtRio, realizado pela primeira vez no ano passado e criado para fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Foram selecionados três artistas brasileiros, que terão oportunidade de participar da residência e exposições, inclusive na ArtRio 2014. Durante o mês de setembro, entra em cena o projeto “intervenções Bradesco/ArtRio”, com a exposição de grandes esculturas pela cidade do Rio de Janeiro, com curadoria de Felipe Escovino. O Bradesco também mantém na feira um espaço para convidados com restaurante.

A Ipanema convidou dois novos artistas – o fotógrafo Demian Jacob e o ilustrador Kammal João – para criar um mapa de Ipanema sob a perspectiva da arte de cada um. O roteiro servirá de base para a exposição que ficará no espaço da marca no Pier Mauá e ligará fisicamente a feira à Casa Ipanema, onde ficarão os rascunhos, fotos e provas do trabalho com todo o seu processo criativo. O projeto se estenderá também à internet através do Google Maps, que marcará com um pin cada um dos lugares retratados pela dupla.

Bernardo Spielmann, diretor da Heineken e de patrocínios da cervejaria Heineken Brasil, diz que a marca terá na feira uma ativação interativa, através da qual as pessoas poderão personalizar sua própria embalagem long neck. “Além disso, contamos com uma exposição de obras inspiradas na marca, em parceria com a Urban Arts. A Heineken vê essa oportunidade como uma forma de buscar novas ideias, perspectivas em experiências motivadas pelo design, que sempre foi um fator chave para a marca. A nossa participação neste evento vai estreitar ainda mais essa relação com os consumidores do Rio de Janeiro e reforçar toda a inovação que está presente em nosso DNA”, reforçou Spielmann.

A Minalba também terá um lounge para receber convidados e promover a degustação de seus produtos – em especial a Mibalba Premium. “A Minalba Premium é uma água diferenciada, que tem uma boa aceitação entre o público de classe A. Nós vislumbramos na ArtRio a oportunidade de estar mais perto desse segmento, que é tão importante para as nossas pretensões”, diz Antônio Vidal, superintendente da marca.

A Sky estará presente pela segunda vez consecutiva na ArtRio com um lounge inspirado em uma galeria de arte virtual. Em parceria com Joyce Pascowitch, a operadora oferecerá ainda um jantar no restaurante Roberta Sudbrack, com cardápio criado pela própria top chef, especialmente para os convidados, para marcar o início da ArtRio. Já A corretora de seguros Aon realizará ações de relacionamento como recepção na área Vip, visitas guiadas e criará um selo, o “Art Rio Prefere Aon”, que servirá para comunicados aos colecionadores e galeristas sobre os benefícios de produtos/seguros de obras de arte.

Aplicativos

A ArtRio terá este ano três aplicativos mobile com informações completas sobre a edição 2014. O Global Art Agenda está na App Store e no Google Play desde 4 de agosto e, além de conter informações sobre a feira, inclui informações sobre outras feiras e bienais importantes e uma seleção de galerias e obras em exposição.

O App ArtRio entra no ar na primeira semana de setembro com a programação completa da feira, lista de galerias e contatos, de artistas e obras e separação por programas. O App Artsy, que também será lançado na primeira semana de setembro, funciona como um guia mobile customizado, onde cada visitante escolhe como quer navegar no mapa completo do evento, onde é possível marcar favoritos, galerias de maior interesse e assim por diante.