Uma pesquisa encomendada com exclusividade pelo Ad Age para a ListeFirst, empresa de análise e estratégia nas redes, apontou as 10 marcas que mais cresceram em fãs, seguidores e “likes” nas redes a partir de suas estratégias para o Super Bowl. Em curtidas e aquisições de novos fãs no Facebook, as vencedoras foram Coca-Cola, Budweiser e Weight Watchers.
Já em aquisição de seguidores no Twitter, a Victoria’s Secret bateu recorde, seguida de McDonald’s e Microsoft. Victoria’s Secret também foi a vencedora no Instagram, com um total de 52.924 novos seguidores, seguida de BMW e Mercedes-Benz.
No YouTube, a Budweiser foi a que conquistou mais assinantes (4.795), seguida de Geico e Dodge. A Bud fez enorme sucesso com seu filme “Puppy Love” na final do ano passado em com “Lost Dog” esse ano, outra emocionante história com um cachorro. Jason Klein, da ListenFirst, diz que embora a conversa nas redes seja relevantes, verdadeiras vencedoras são as marcas que conseguem conquistar mais seguidores e fãs através de suas estratégias.
De acordo com a pesquisa de Buzz “YouGovBrandIndex”, a Pepsi foi a grande vencedora no buzz criado antes, durante e depois do jogo, seguida de Mercedes e Lexus. Já em intenção de compra, saiu na frente McDonald’s, Nationwide e Carnival Cruise Line. Na pesquisa de boca-a-boca, McDonald’s saiu na frente novamente, seguida de Victoria’s Secret e Go Daddy.com.
Recorde
O jogo entre Seattle Seahawks e New England Patriots, no último domingo (1), no Super Bowl 49, foi o jogo de futebol americano mais assistido na história da TV paga brasileira. Ao todo, 500 mil pessoas passaram pela ESPN, que transmitiu a partida com exclusividade. A partida registrou uma audiência de 0,44% entre todos os indivíduos com TV por assinatura no Brasil. Em relação ao ano passado, a audiência do Super Bowl aumentou 84%.
Nas mídias sociais, a ESPN alcançou o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no Brasil e no mundo com a hashtag ‘ESPNTemSuperBowl49’. Durante o jogo, a base de fãs do canal (Facebook, Instagram e Twitter) aumentou em mais de 10 mil usuários, sendo que no Instagram o crescimento foi de 32%. Os três canais digitais juntos somaram quase 70 mil interações somente nos posts sobre o Super Bowl e a hashtag ‘ESPNTemSuperBowl49’ teve 76.522 menções.