Montante investido teve um aumento de 7% em relação a 2021; veja a lista das 20 agências
BETC Havas, Galeria, WMcCann, Africa e Artplan foram as cinco agências que mais investiram em compra de mídia em 2022, de acordo com o ranking do Cenp-Meios, divulgado nesta quinta-feira (13).
Em relação ao top 5 de 2021, houve mudanças – WMcCann, por exemplo, caiu do primeiro para o terceiro lugar; Artplan saltou de nono para quinto; e a BETC foi da 13ª posição à liderança.
No total, a somatória das 20 agências fechou em R$ 21,2 bilhões, registrando um aumento de 7% quando comparado com 2021. De acordo com a instituição, o aumento dos investimentos sinaliza uma retomada consistente da atividade publicitária no Brasil.
O ranking reúne as agências que autorizaram sua entrada na lista e computa os dados que chegam ao sistema do Cenp diretamente a partir das informações dos pedidos de inserções executados pelas agências participantes em nome dos seus clientes-anunciantes, sem indicar qual foi o anunciante que fez o investimento e nem para qual veículo foi destinado.
Além do valor investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais os investimentos foram feitos, sendo que os dados são apresentados em reais e dólares, além de permitirem a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário.
Veja quais são as agências que mais investiram:
- BETC São Paulo
- Galeria
- WMCcann
- Africa
- Artplan
- AlmapBBDO
- VMLY&R
- Publicis
- DPZ&T
- Suno
- Mediabrands
- EssenceMediacom
- JWT
- LBTM
- Lew'Lara\TBWA
- Talent Marcel
- Mullen Lowe
- Ogilvy
- David
- Fbiz Comunicação
(Crédito: Markus Winkler/Unsplash)