Montante investido teve um aumento de 7% em relação a 2021; veja a lista das 20 agências

BETC Havas, Galeria, WMcCann, Africa e Artplan foram as cinco agências que mais investiram em compra de mídia em 2022, de acordo com o ranking do Cenp-Meios, divulgado nesta quinta-feira (13).

Em relação ao top 5 de 2021, houve mudanças – WMcCann, por exemplo, caiu do primeiro para o terceiro lugar; Artplan saltou de nono para quinto; e a BETC foi da 13ª posição à liderança.

No total, a somatória das 20 agências fechou em R$ 21,2 bilhões, registrando um aumento de 7% quando comparado com 2021. De acordo com a instituição, o aumento dos investimentos sinaliza uma retomada consistente da atividade publicitária no Brasil.

O ranking reúne as agências que autorizaram sua entrada na lista e computa os dados que chegam ao sistema do Cenp diretamente a partir das informações dos pedidos de inserções executados pelas agências participantes em nome dos seus clientes-anunciantes, sem indicar qual foi o anunciante que fez o investimento e nem para qual veículo foi destinado.

Além do valor investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais os investimentos foram feitos, sendo que os dados são apresentados em reais e dólares, além de permitirem a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário.

Veja quais são as agências que mais investiram:

  1. BETC São Paulo
  2. Galeria
  3. WMCcann
  4. Africa
  5. Artplan
  6. AlmapBBDO
  7. VMLY&R
  8. Publicis
  9. DPZ&T
  10. Suno
  11. Mediabrands
  12. EssenceMediacom
  13. JWT
  14. LBTM
  15. Lew'Lara\TBWA
  16. Talent Marcel
  17. Mullen Lowe
  18. Ogilvy
  19. David
  20. Fbiz Comunicação

(Crédito: Markus Winkler/Unsplash)