A WARC, empresa de inteligência sobre o mercado de publicidade, lançou o ranking WARC 100, seu índice sobre campanhas, marcas e agências que causaram maior impacto de negócios com sua comunicação. Para chegar às vencedoras, a empresa conta com metodologia do acadêmico Douglas West, da King´s College London.
A campanha mais premiada foi “Dad´s #SharetheLoad” da BBDO Índia para Ariel Matic (P&G). A ação gerou aumento de 42% na lembrança de marca, US$ 12,3 milhões em mídia conquistada e salto nas vendas acima do observado em campanhas anteriores. A segunda campanha da lista foi “The Swedish Number”, da INGO Estocolmo para a Swedish Tourist Association. Os números indicam que 32 mil suecos atenderam mais de 200 mil ligações de pessoas do exterior perguntando sobre o país. O objetivo da campanha era conectar turistas e cidadãos suecos como forma de “vender” o país.
Em terceiro lugar, ficou “Care Counts”, da DigitasLBi para Whirlpool. A ação espalhou lavadoras e secadoras em escolas de estudantes de baixa renda, resultando em aumento de 90% na frequência deles às aulas.
Entre as agências, a mais efetiva foi a australiana Clemenger BBDO Melbourne, que teve duas campanhas entre as dez melhores: “Meet Graham” e “Hungerithm”. Em segundo lugar, ficou a Colenso BBDO. Entre as agências de mídia, a melhor foi a Starcom Chicago e, entre as digitais, venceu a DigitasLBi Chigago. A BBDO Worldwide foi a melhor rede de agências e o Omnicom, o melhor grupo.
A Unilever foi o anunciante mais efetivo do ano, graças a campanhas como “Help A Child Reach 5”, para Livebuoy´s. A marca mais premiada foi Burger King.
Algumas tendências do estudo:
Propósito traz resultado – três campanhas entre as dez mais premiadas por sua efetividade tinham um viés de propósito: “Care Counts” (Whirlpool), “Share the Load” (Arial) e “Imagine the Possibilities” (Barbie)
PR é essencial: Três campanhas do top ten foram lideradas por um viés de PR: “Meet Graham” (Transport Accident Commission), “The McWhopper Proposal” (Burger King) e “Van Gogh Bnb” (Art Institute of Chicago).
Campanhas mais efetivas do mundo
Ranking |
Campanha |
Marca |
Agência |
||
1 |
Dads #ShareTheLoad |
Ariel |
BBDO Mumbai |
127.1 |
|
2 |
The Swedish Number |
Swedish Tourist Association |
INGO Stockholm |
95.4 |
|
3 |
Care Counts |
Whirlpool |
Ketchum Chicago |
84.6 |
|
4 |
Meet Graham |
Transport Accident Commission |
Clemenger BBDO Melbourne |
82.5 |
|
5= |
The McWhopper Proposal |
Burger King |
Y&R Auckland |
80.7 |
|
5= |
Van Gogh BnB |
Art Institute of Chicago |
Leo Burnett Chicago |
80.7 |
|
7 |
Hungerithm |
Snickers |
Clemenger BBDO Melbourne |
78.9 |
|
8 |
John Lewis Christmas Campaigns |
John Lewis |
adam&eveDDB London |
78.4 |
|
9 |
Reword |
Headspace National Youth Mental Health Foundation |
Leo Burnett Melbourne |
72.2 |
|
10 |
Imagine the Possibilities |
Barbie |
BBDO San Francisco |
70.0 |
Agências de criatividade mais efetivas
Ranking |
Agência |
Cidade |
Pontos |
1 |
Clemenger BBDO Melbourne |
Melbourne, Australia |
186.6 |
2 |
Colenso BBDO |
Auckland, New Zealand |
174.2 |
3 |
BBDO New York |
New York, USA |
139.8 |
4 |
BBDO India |
Mumbai, India |
124.9 |
5 |
Droga5 |
New York, USA |
114.9 |
Agências digitais mais efetivas
Ranking |
Agência |
Cidade |
Pontos |
1 |
DigitasLBi |
Chicago, USA |
90.7 |
2 |
Ketchum |
Chicago, USA |
84.6 |
3 |
Leo Burnett/Arc Worldwide |
Chicago, USA |
79.9 |
4 |
Weber Shandwick |
New York, USA |
54.4 |
5 |
Team Unilever Shopper |
New York, USA |
51.1 |
Marcas mais efetivas
Ranking |
Marca |
Pontos |
1 |
Burger King |
153.3 |
2 |
Ariel |
127.1 |
3 |
Mastercard |
120.8 |
4 |
IBM |
103.6 |
5 |
Vodafone |
101.1 |
Anunciantes mais efetivos
Ranking |
Anunciante |
Pontos |
1 |
Unilever |
505 |
2 |
PepsiCo |
398.6 |
3 |
Mars |
339 |
4 |
Procter & Gamble |
327.9 |
5 |
Heineken |
265.3
|