Inteligência artificial e digitalização impulsionaram o poder de comunicação do papel

O mercado de embalagens de papel passa por um grande crescimento. Impulsionado por mudanças no padrão de consumo, pela digitalização e por crescentes demandas de sustentabilidade, o setor deixou de ser apenas um segmento industrial para se tornar um elemento estratégico também para a comunicação empresarial.

Os dados econômicos confirmam essa notável transição. Em 2024,  a produção de papelão ondulado cresceu 4,8%, com recordes de expedição em julho, agosto e outubro. A produção de papel cartão seguiu o mesmo caminho, com crescimento de 14,2% no ano passado. "O setor de papel vem passando por transformações significativas, novos investimentos e aumento da capacidade de produzir", analisa o embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel).

A evolução ultrapassa números. As embalagens de papel hoje representam um vetor de identidade corporativa, comunicação visual e, acima de tudo, compromisso ambiental. Com capacidade de impressão cada vez mais sofisticada e materiais 100% recicláveis, o setor reinventa sua proposta de valor.

Árvores cultivadas para fins industriais, tecnologia de ponta e estratégia de comunicação se encontram neste modelo de embalagem. Um movimento que transforma o que antes era mera embalagem para transporte ou armazenamento em elemento central das estratégias de marketing e sustentabilidade empresarial.

Sustentabilidade

A sustentabilidade não é apenas um diferencial, é o DNA das embalagens de papel. Alguns dados destacam essa característica:

  • 100% do papel utilizado no Brasil vem de árvores cultivadas para fins industriais;
  • Cerca de 45% da massa de uma embalagem de papel é carbono estocado;
  • 64% das embalagens de papel são recicladas no Brasil;
  • São biodegradáveis em poucos meses;

"O Brasil tem imenso potencial", reforça Fonseca: "somos a segunda maior capacidade de produção de celulose do mundo, o que nos permite abastecer nosso mercado com soluções de ponta".

O presidente-executivo da Empapel também ressalta o avanço do Brasil na produção de papelão ondulado. “Em 2023 ultrapassamos a Itália e nos firmamos como o sexto maior produtor de papelão ondulado do mundo. Isso demonstra a força do país neste segmento e o movimento de crescimento constante”, aponta.

Com o avanço das tecnologias de impressão digital, as embalagens se transformaram em poderosos vetores de comunicação, transmitindo valores associados à identidade de marca.

Dois cases recentes ilustram essa revolução:

Smurfit Westrock

A história da Vintimtim é um exemplo de como uma embalagem pode ir além de sua função básica de transporte. Nascida com o objetivo de democratizar o consumo de vinho, a empresa buscava uma solução que fosse ao mesmo tempo prática, personalizada e impactante.

“Inicialmente, a demanda foi por uma embalagem totalmente personalizada, que despertasse maior interesse pelo produto, ao mesmo tempo em que acomodasse as três taças de vinho em uma caixa só”, explica Rafaella Rufino, innovation & design manager da Smurfit Westrock.

Dessa forma, o time desenvolveu uma embalagem funcional,  com uma comunicação visual para gerar uma conexão direta entre o consumidor e a marca, com um design que permite a inclusão do nome do cliente na parte externa, sem a necessidade de impressão em ambos os lados, o que otimiza custos para o cliente.

A solução desenvolvida incluiu:

  • Uma caixa que acomoda três taças de vinho com segurança;
  • Design que permite personalização externa sem custos adicionais;
  • Suporte de papelão ondulado 100% reciclável para prevenir danos no transporte;
  • Comunicação visual que reproduz a quantidade de uma garrafa tradicional.

"Além das demandas do cliente, pensamos também no consumidor, em algo que impacte positivamente a sua experiência quando tivesse contato com o produto. Por isso, nesse projeto, trabalhamos para que a estrutura da embalagem contasse a história da marca de uma forma visualmente atrativa, isso incluiu também desenvolver uma estrutura mais funcional, que comportasse a mesma quantidade de uma garrafa de vinho, distribuída em três taças com tipos de vinhos diferentes", detalha Rafaella.

A profissional destaca que esse projeto foi resultado do compromisso com práticas responsáveis em toda a cadeia de produção da empresa.

Trombini

Já o projeto da Trombini representa um marco na reinvenção de embalagens para produtos hortifrutigranjeiros. Pensando não apenas em conter alimentos, a empresa desenvolveu uma solução que atende às múltiplas necessidades do mercado.

Luiz Carlos Fontanella, gerente de desenvolvimento de produtos da Trombini, explica a complexidade do desafio: “Durante o ano de 2024, um de nossos principais projetos foi a cumbuca para pequenas frutas e legumes. Foi bastante marcante, pois trabalhamos com metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Através de várias pesquisas e um trabalho de desenvolvimento muito criterioso, podemos chegar no produto que atende a nossos clientes.”

Os principais aspectos do projeto incluem:

  • Desenvolvimento de uma linha de embalagens no estilo "cumbuca";
  • Criação de papel com resistência à umidade;
  • Possibilidade de impressão direta com informações nutricionais;
  • Formatos adaptáveis para diferentes tipos de frutas e legumes;
  • Modelo com montagem automática para facilitar processo logístico;

Dentre vários benefícios do projeto, Fontanella destaca a cumbuca de papelão, que permitiu com que o cliente pudesse explorar melhor sua marca, “pois é possível fazê-la impressa, bem como incluir os dados nutricionais do produto, por exemplo, sem a necessidade de inclusão de etiquetas”, explica.

Outro benefício destacado é a opção de ser um material biodegradável e de fácil reciclagem. No caso da Trombini, este produto é entregue já montado ao cliente, o que se torna mais uma vantagem por agilizar seu processo e reduzir a mão de obra para montagem. “Durante o desenvolvimento, criamos também opções para uso em ambientes com umidade e frio, buscando não comprometer as funções de resistência da embalagem”, completa.

Para o profissional da Trombini, tal solução de embalagem de papel reforça totalmente o compromisso da Trombini com a sustentabilidade.

Cada case demonstra como as embalagens de papel não são mais apenas recipientes, mas podem se transformar em plataformas de comunicação, sustentabilidade e experiência do consumidor.

Versatilidade

Atualmente, mais de 20 segmentos industriais utilizam embalagens de papel, comprovando sua adaptabilidade e rentabilidade.

As embalagens de papel têm potencial para se tornarem:

  • Vetores de identidade de marca;
  • Instrumentos de comunicação visual;
  • Elementos de storytelling;
  • Mensageiras de valores corporativos.

"O papel ganha destaque por sua capacidade de se reinventar, renovar-se e ser versátil”, finaliza José Carlos da Fonseca Jr., presidente-executivo da Empapel.