Depois da pandemia, com o surgimento de novas formas de consumo, as conversas com o target estão cada vez mais omnichannel
Se o digital já vinha se fortalecendo cada vez mais, na pandemia, ele se enraizou de vez na vida dos brasileiros. A prova são os números do e-commerce que, durante o confinamento, de fato, decolaram. Estudo realizado pelo Neotrust revelou que o segmento bateu recorde de faturamento em 2021, quando totalizou R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação a 2020.
A partir de então, o hábito do consumidor mudou. Com o digital mais presente no dia a dia das pessoas, a forma de consumir se tornou omnichannel. Pesquisa da All In Social Miner em parceria com a Opinion Box mostrou que 60% dos pessoas compram tanto nas lojas físicas quanto no online. O levantamento mostrou também que o motivo da compra online deve-se ao fato de o consumidor ter a percepção de ser mais barato (48%), e de encontrar ofertas (48%).
Uma vez diante desse cenário, o desafio que fica para executivos e profissionais de marketing é: quais as ferramentas para falar com um target cujo consumo é cada vez mais pulverizado?
“As ferramentas de sincronização mobile On e Off valorizam e complementam as campanhas, reduzem a sua dispersão e trazem uma grande fonte de dados sobre o consumidor. Somente o target será reimpactado pelo celular, reforçando ainda mais os objetivos da marca”, disse Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital, plataforma de mídia Mobile 360°.
Por meio de soluções como Geolocalização, TV Sync, Rádio Sync, Mobile Digital Out Of Home (MDOOH), entre outras, a OPL Digital tem como principal objetivo gerar tráfego de qualidade direcionado para a marca, combinando as mídias off e on-line. Com a sincronização de anúncios em multiplataformas é possível impactar o target em diversos momentos do seu dia.
Head of sales da plataforma OPL Digital, Ana Matozo explica que, ao passar por uma face OOH, ouvir o rádio no carro, assistir a um reality show ou a um jogo do time preferido, por exemplo, o consumidor será impactado pelo mesmo anúncio na tela de seu celular – ou seja, aumento da cobertura e eficácia da campanha.
“Como estamos todos o tempo todo com o celular na mão, inclusive quando estamos consumindo outras telas, o foco é sempre promover um call to action, um imediatismo de resposta”, afirmou a executiva.
Já para Rodrigo Spedanieri, diretor comercial na AD+R Media Company, o investimento de grandes clientes em pequenas praças demanda muito mais esforço do que em grandes centros.
“Nossa estratégia no caso desse cliente foi “conversar” melhor com o target através da tecnologia da OPL Digital: quando os usuários passassem pelos pontos de OOH da campanha, fossem reimpactados pelo celular. O retorno da aplicação dessa estratégia foi muito eficiente e satisfatório para o cliente. Além disso, entender a audiência off depois da campanha nos traz informações relevantes para os próximos passos”, afirmou Digão.
Com a pandemia e o aumento dos novos modelos de compra, a estratégia para ser mais certeiro na comunicação com o consumidor passa pelo omnichannel. “Criamos novos hábitos que pedem cada vez mais proximidade e assertividade no momento de compra e, diante disso, existem vários pontos de contato para falar com esse target e, principalmente para gerar negócios”.
A OPL Digital possui diversas soluções de mídia sincronizada com projetos personalizados – saiba mais aqui.