MicroStockHub/iStock

O Dia da Hashtag foi celebrado na sexta (23) para marcar os 12 anos da primeira, #barcamp, que foi publicada pelo designer americano Chris Messina. O símbolo evoluiu de um mecanismo para marcar ou categorizar tweets para uma forma de agregar assuntos e movimentos globais, além de evidenciar conteúdo de pessoas, marcas e parceiros de conteúdo. 

Para comemorar a data, o Twitter fez um levantamento das hashtags de marcas que tiveram destaque nos últimos meses no Brasil.  Os destaques ficaram com os anunciantes Ambev, Budweiser, Google, Coca-Cola, Natura e McDonald’s. Confira abaixo.

Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marcas da plataforma no país, conta que as hashtags se tornaram tão importantes e integradas à linguagem dentro e fora da internet que são conhecidas pelos mais diversos públicos. “Além de levar a mensagem das marcas para a audiência dentro e fora do Twitter, o recurso, quando bem utilizado, gera curiosidade e gatilhos de conversas, pautando assuntos que acontecem na sociedade. O importante é que anunciantes tenham em mente que hashtags independem do slogan das campanhas – elas devem ser tão relevantes para as pessoas quanto são para as marcas”, afirma.

#OrgulhoDaMinhaHistória (Cervejaria Ambev)

#TrocoFloresPor (Budweiser)

#OrgulhoDeSer (Google)

#VaiNoGás (Coca-Cola)

#TragoVerdades (Natura)

#MeuNewClassic (Budweiser)

#JogaNoGoogle (Google)

#FomeDeMc (McDonald’s Brasil)