Heineken, Brahma e Skol lideram ranking de acordo com estudo do Nós
A nova edição do Tracking das Favelas, levantamento da Nós, revela que Heineken, Brahma e Skol são as marcas de bebidas alcoólicas mais compradas e lembradas nas 6 mil favelas do Brasil.
De acordo com o estudo, a Heineken se consolida como a marca premium mais forte do segmento, liderando em atributos como qualidade, confiança e Net Promoter Score (NPS), métrica que mede a satisfação e lealdade dos clientes. Já a Brahma mantém sua relevância como uma opção tradicional e de alta penetração, enquanto a Skol se destaca por ser considerada democrática e acessível.
A pesquisa faz um recorte das diferenças regionais. No Sudeste e Sul, a Heineken lidera as vendas, enquanto a Brahma se destaca no Norte e Centro-Oeste. Entre o público feminino, a Heineken aparece no topo, impulsionada por uma estratégia de comunicação mais direcionada para esse perfil. Já a Smirnoff cresce especialmente entre mulheres e consumidores mais jovens.
Os resultados também mostram uma disputa entre Brahma e Heineken pela intenção de compra nos próximos meses. Enquanto a Heineken amplia sua presença entre o público jovem e feminino, a Brahma mantém sua força entre consumidores mais velhos.
“Nosso estudo enfatiza que as dinâmicas de preferência e consumo nas comunidades brasileiras são sofisticadas e exigem estratégias personalizadas. Enquanto Heineken se firma como uma marca aspiracional, Skol e Brahma mantêm relevância por meio da tradição e acessibilidade”, analisa Emilia Rabello, fundadora e CEO da NÓS®, referência em comunicação e mídia nas periferias.
Além das preferências por marca, o estudo reforça a importância da presença no ponto de venda. Preço, qualidade e proximidade são fatores determinantes para os consumidores, como explica Emilia: “O Tracking das Favelas da Nós é essencial para decodificar o comportamento de consumo nessas regiões. Os dados mostram que não basta estar presente, é preciso entender os desejos e valores dessa população para estabelecer conexões verdadeiras e diversas.”
O estudo foi realizado em parceria com o PiniOn, plataforma de pesquisa mobile, e coleta dados via aplicativo, com usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e localidade. 800 moradores dessas regiões foram entrevistados, seguindo controle de cotas por gênero e idade. As respostas foram validadas automaticamente ou manualmente para garantir a qualidade dos dados. A margem de erro é de 3,5%, com um intervalo de confiança de 95%.