Valor total do ranking cresceu 5,7% em 2023
A Interbrand divulgou seu ranking Best Global Brands 2023. A análise aponta que várias das cem principais marcas globais estão enfrentando um período de estagnação.
A taxa de crescimento no valor global das marcas listadas diminuiu consideravelmente, apresentando um aumento de apenas 5,7% neste ano, em comparação com o significativo crescimento de 16% registrado em 2022. O valor total combinado das marcas listadas atingiu US$ 3,3 trilhões em 2023, em comparação com US$ 3,1 trilhões em 2022.
O estudo atribui a desaceleração à fatores como a falta de mentalidade de crescimento, liderança de marca mais fraca e previsões ruins. Tal cenário sinaliza uma tendência de longo prazo, em que marcas que operam exclusivamente em um setor, adotando uma abordagem incremental, experimentaram um crescimento mais lento no valor da marca.
"Depois de alguns anos de forte crescimento de marca, entramos em um período de estagnação, com a tabela deste ano mostrando um crescimento moderado no valor global da marca. Empresas que testemunharam um aumento, incluindo Airbnb (#46), Lego (#59) e Nike (#9), transcenderam as normas estabelecidas em suas categorias e desempenham um papel mais significativo na sociedade e na vida do consumidor", afirmou Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand.
Empresas que atendem a diversas necessidades dos clientes em vários setores dominam o topo, representando quase 50% do valor total. Essas empresas são mais estáveis, alcançam crescimento de receita mais elevado, são mais lucrativas e experimentam um maior crescimento. O foco na marca, em vez do produto, desempenha um papel crucial (+12% em comparação com a média), permitindo atender eficientemente às necessidades dos clientes em diversas categorias.
Airbnb/
O Airbnb foi a marca que mais cresceu este ano, com seu valor aumentando em 21,8%. Também subiu oito posições na tabela (do #54 para o #46), apesar de ter entrado no ranking apenas no ano passado.
Automóveis e luxo
Automóveis e luxo testemunham o maior crescimento. O valor das marcas automotivas aumentou 9% em 2023, com a BMW (#10) entrando no top 10 pela primeira vez. Porsche (#47), Hyundai (#32) e Ferrari (#70) alcançaram todos uma taxa de crescimento de dois dígitos e foram responsáveis por três das cinco marcas que mais cresceram.
A Tesla manteve sua posição na tabela este ano (#12), mas sua taxa de crescimento foi a mais lenta entre as marcas automotivas, com o valor da marca aumentando 4,0% em comparação com a BMW e a Mercedes, que cresceram 10,4% e 9,5%, respectivamente.
Luxo
Mais uma vez um setor de destaque, com o valor da marca aumentando 6,5% este ano. Isso se deve à resiliência das marcas de luxo e sua capacidade de transcender categorias para criar experiências luxuosas, como restaurantes, hotéis e pop-ups de varejo. Hermès (#23) e Dior (#76) são duas das maiores ascensões de marcas de luxo, com crescimento de 10,2% e 8,4% no valor da marca, respectivamente, este ano.