Criado pela Audaz em parceria com a Porão Filmes, o curta "Conselhos" foi criado para a 1ª Campanha Brasileira de Conscientização sobre o Autismo

O Instituto Jô Clemente anunciou o lançamento de uma campanha que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o diagnóstico tardio do autismo.

O curta-metragem "Conselhos", criado pela Audaz em parceria com a Porão Filmes, faz parte da 1ª Campanha Brasileira de Conscientização sobre o Autismo e apresenta depoimentos de pessoas que receberam o diagnóstico tardio da condição, mostrando as reações de cada uma das pessoas ao ouvir perguntas e receber conselhos da sua própria versão infantil criada com o uso da inteligência artificial.

"O material chama a atenção para o diagnóstico tardio, para a importância do diagnóstico precoce e para a quebra do preconceito em relação ao autismo, já que muita gente acredita que pessoas com autismo são apenas aquelas que não falam ou não param quietas", explicou Vinícius Gandolph, redator sênior da Audaz, que usou a experiência de ser pai de autista para escrever o roteiro do filme.

No curta, os personagens são convidados a ocupar as poltronas em um auditório vazio para rever álbuns de fotos e relembrar desafios e passagens marcantes da vida quando ainda não tinham sido identificados com o TEA. Na sequência, são surpreendidos ao verem a própria imagem com voz e movimento projetada em uma grande tela.

"Todas as reações e palavras contidas no filme são genuinamente espontâneas. A emoção foi real. Além dos protagonistas, parentes e amigos que acompanhavam nos bastidores, se emocionaram e foram às lágrimas", contou Vanderlei Almeida, head de criação e estratégia da Audaz, e um dos roteiristas do curta.

Ao mesmo tempo em que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, o filme ressalta a transformação positiva na vida daqueles que descobriram sua condição já na vida adulta.

As vozes das animações são de locutores profissionais convidados pela Porão Filmes e a trilha foi produzida por Felipe Engel, da produtora Liquo Audio.

"Ficou claro que, justamente no momento que mais precisavam, pela ausência do diagnóstico [muitas vezes por preconceito e ignorância das pessoas ao redor], não puderam receber o carinho e os conselhos de que tanto precisavam. Pensando nisso, resolvemos usar a inteligência artificial para recriar suas versões infantis e dar a oportunidade dos protagonistas dizerem a si mesmos tudo aquilo que tanto queriam e precisavam ter ouvido", detalhou Almeida.

Até o dia 30 de novembro, a versão de 30'' do filme poderá ser vista em grande parte das salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte em todo o Brasil. Já a versão completa está disponível no canal do IJC no YouTube.