Em tempos de redes sociais, um dos principais objetivos das marcas é que os consumidores falem bem delas. A Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil divulgaram o ranking das marcas que tiveram o maior índice de buzz em 2016. No ranking BrandIndex Buzz 2016, O Boticário, que é o primeiro colocado da lista há três anos, é seguido por Netflix, Natura, Google, Nestlé, Facebook, Colgate, YouTube, Oral B e Whatsapp. Na comparação com 2015, Netflix foi a que mais ganhou pontuação: seu score em 2015 era 38,7 e nesse ano passou a 55,9.

Divulgação

O Boticário, que há 12 anos é atendido pela AlmapBBDO, foi lembrado por suas campanhas que saem do lugar-comum, como “Não é meu pai” e “Origem”, ambas sobre o Dia dos Pais, sendo a primeira veiculada em 2016 e tendo como foco a relação de um padrasto e sua enteada; e a segunda, de 2015, protagonizada por uma criança adotada. O anunciante também é atendido, na área de comunicação digital, pela agência W3haus, há cerca de seis anos. 

David Eastman, diretor geral da Pointlogic na América Latina, ressaltou que as marcas que se destacaram no relatório têm planos de comunicação bem elaborados e criativos e acertam no uso integrado de canais online e tradicionais.

O BrandIndex é uma pesquisa diária de monitoramento de marcas realizado em 32 países. Desde janeiro de 2013 o estudo mede a percepção dos consumidores brasileiros sobre mais de 250 marcas em relação a 16 indicadores-chave de desempenho (KPIs): Lembrança espontânea, Awareness, Consideração, Intenção de compra, Impressão da marca, Qualidade, Recomendação, Reputação, Satisfação, Atenção, Valor, Buzz , Exposição a boca-a-boca, Ciente atual, Ex-cliente, e Desempenho Geral.

As marcas foram classificadas usando a pontuação do YouGov BrandIndex’s Buzz que compilou as respostas de consumidores à seguinte pergunta: “Se você ouviu falar de alguma marca nas últimas 2 semanas, através da propaganda, noticias ou boca-a-boca, ela foi positiva ou negativa?”. Cada uma das 250 marcas foram avaliadas por 4 mil consumidores, em média. A pontuação do índice de Buzz vai de 100 a -100 e é compilada subtraindo as percepções negativas das positivas.

O estudo BrandIndex Brasil é fruto de uma parceria entre YouGov e Pointlogic. Atualmente, são realizadas 100 entrevistas por dia pela internet no Brasil contemplando 10 categorias de publicidade:  Automotivo, Bebidas, Comidas, Companhias aéreas, Comunicações/Mídia/ Tecnologia, Internet, Produtos para cuidados com a pele e cosméticos, Produtos para cuidados do cabelo, Produtos para cuidados pessoais, Serviços financeiros.

 Confira o ranking das 10 marcas:

 

Rank

Brand

2016 Score

1

O Boticário

66,2

2

Netflix

55,9

3

Natura

52,2

4

Google

50,6

5

Nestlé

50,5

6

Facebook

49,9

7

Colgate

49,5

8

YouTube

49,4

9

Oral B

47,1

10

WhatsApp

47,0

 

Veja os rankings por categorias:

 

Rank

BEBIDAS

2016 Score

1

Guaraná Antarctica

30,2

2

Coca-Cola

25,9

3

H2OH!

23,1

4

Del Valle

18,7

5

Ades

15,2

     
     
     
     

Rank

AUTOMOTIVO

2016 Score

1

Chevrolet

37,5

2

Volkswagen

34,6

3

Honda

32,9

4

Fiat

30,3

5

Hyundai

30,0

     
     
     
     

Rank

COMUN./MIDIA/TECNOLOGIA

2016 Score

1

Netflix

55,9

2

Apple

40,6

3

Samsung

34,5

4

Microsoft

30,1

5

Sony

28,7

     
     
     
     

Rank

SERVIÇOS FINANCEIROS

2016 Score

1

Visa

26,2

2

Itaú

23,4

3

PagSeguro

22,3

4

MasterCard

22,0

5

Banco do Brasil

16,8

     
     
     
     

Rank

COMIDAS

2016 Score

1

Nestlé

50,5

2

Subway

33,5

3

Activia

28,7

4

Burger King

28,0

5

McDonald’s

19,5

     
     
     
     

Rank

PRODUTOS PARA CUIDADOS DO CABELO

2016 Score

1

Dove

39,1

2

L’Oréal Paris

34,5

3

TRESemmé

34,4

4

Pantene

32,1

5

Elseve

25,0

     
     
     
     

Rank

INTERNET

2016 Score

1

Google

50,6

2

Facebook

49,9

3

YouTube

49,4

4

WhatsApp

47,0

5

Instagram

33,3

     
     
     
     

Rank

PRODUTOS PARA CUIDADOS PESSOAIS

2016 Score

1

Colgate

49,5

2

Oral B

47,1

3

Dorflex

31,5

4

Sensodyne

27,8

5

Close-Up

26,2

     
     
     
     

Rank

PRODUTOS PARA CUIDADOS COM A PELE E COSMÉTICOS

2016 Score

1

O Boticário

66,2

2

Natura

52,2

3

Avon

32,1

4

L’Oréal Paris

30,0

5

Nivea

29,4

     
     
     
     

Rank

COMPANHIAS AÉREAS

2016 Score

1

TAM

29,5

2

Azul

23,4

3

GOL

18,4

4

Emirates

9,1

5

Avianca

8,0