O segundo domingo de agosto é especial para muitos. A data celebra os pais, figuras que inspiram e significam, em sua maioria, cuidado e afeto.

A publicidade, é claro, aproveita o período para promover seus produtos. Quais as campanhas mais clássicas de todos os tempos na opinião dos papais das agências?

PROPMARK perguntou para alguns nomes e o resultado você confere abaixo:

Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R, mencionou campanhas que trazem a relação pai e filho de uma maneira bela e profunda, sem necessariamente terem sido veiculadas na data do Dia dos Pais. Uma delas é um clássico feito pela Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia para Telecom New Zealand. “Acredito que talvez a primeira a trazer ‘Father and Son’ do Cat Stevens como trilha. O que é lindo dessa campanha é que além de falar da união, ela fala também da perda. Algo muito raro na publicidade”, explica.

O filme da Telecom foi citado por mais entrevistados. Para André Kassu, sócio e CCO da CP+B, a campanha é marcante, pois foi lançada no ano da morte de seu pai. “Me emociona sempre que eu vejo. A trilha é ‘Father and Son’ do Cat Stevens. Tudo nesse filme é perfeito. Até a lembrança. Acho um dos melhores filmes publicitários de toda a história”, diz o criativo.

Outro que mencionou a campanha foi Aaron Sutton, diretor de criação da Africa. “Este filme fala da relação de pai e filho de um jeito incrível. De todas as campanhas que mostram relações pais e filhos esta é talvez a que mais me marcou. Uma execução primorosa, uma trilha super emocionante e um final surpreendente. Simples e poderoso”.

Outra escolha de Kassu entrou no imaginário brasileiro e o slogan virou dito popular. “A memória afetiva escolhe como uma das campanhas favoritas a de Gelol dos anos 80. Que tinha uma assinatura que dizia ‘Não basta ser pai, tem que participar’. É a primeira campanha que eu me lembro de Dia dos Pais e tem um conceito que funcionaria até hoje”, analisa.

Emerson Braga, CCO da Propeg, também mencionou o vídeo e lembrou que trata-se “de um dos melhores e talvez o mais icônico comercial de Dia dos Pais em toda história da propaganda brasileira”. “Esse comercial marcou toda uma geração e emocionou a todos pela sua simplicidade e pelo conceito genial”, conta.

O slogan criado por Duda Mendonça na DM9 (antes da venda para Nizan Guanaes e Guga Valente) conquistou Leão de Bronze no Cannes Lions de 1984.

Gustavo Bastos, CEO e CCO da 11:21, também menciona um clássico, mas mescla sua escolha com um case de 2020. “Historicamente, Itaú Seguros ‘Completamente Louco’ da DM9. E dos atuais, o comercial da Vivo de Dia dos pais, do pai com a filha. Lindo demais”, afirma citando o filme de Y&R.

Outra campanha citada por Braga, da Propeg, foi feita pela própria agência para o Grupo Gay da Bahia – GGB. “A mais antiga ONG de defesa dos direitos humanos do público LGBT do Brasil, conquistou dezenas de prêmios internacionais, incluindo um Leão de Prata em Cannes. Foi o primeiro comercial do mundo a comemorar o Dia dos Pais de um transgênero numa campanha. Toda a equipe se dedicou fortemente para fazer desse trabalho algo realmente especial e marcante”.

Clayton Silva, gerente de mídia e BI da Jüssi, pai do Joshua e das gêmeas Alice e Julia, também menciona o vídeo do GGB como exemplar. “Gosto de valorizar marcas que possuem a coragem de definir e propagar seu posicionamento, como é o caso da atual campanha da Natura com o Thammy Miranda”, explica.

Ele também menciona uma campanha de Dia dos Pais diferente. Esta foi criada pela Purple Cow para Marisa:

Quando o assunto é combater clichês, a Pantene também tem um bom exemplo citado por Pitanguy. A marca juntou os gigantes do Futebol Americano com suas filhas pequenas. “Só de ver os dois juntos, num momento de intimidade já é em si muito diferente, emocionante e divertido. Tudo calcado num conceito muito forte sobre passar tempo junto, sobre criar Strong Grils (garotas fortes)”. Criação foi da Grey New York.

Alexandre Fernandes, diretor de criação da HavasPlus, também cita uma comunicação diferente para o período. “Gosto muito dessa campanha, porque foge do clichê da data. É entretenimento, é diferente, vende o produto e conecta com o pai sem noção que existe em todos nós”. O filme é “Manifique”, da marca Dollar Shave Club e foi criado in-house:

Romolo Megda, pai do Pedro e do João, além de diretor de criação e conteúdo da BETC/Havas, também cita o case de Thammy Miranda como um grande exemplo e destaca o filme da campanha, criado pela DPZ&T. “Foi, de longe, a marca que mais se destacou neste ano. Aproveitou uma data comemorativa para, com coragem, se posicionar e reforçar seus valores e seu compromisso com uma sociedade mais inclusiva e plural. Estou falando, óbvio, daquele vídeo onde alguns pais contaram que estavam felizes em poder participar da campanha do Dia dos Pais da marca, entre eles Thammy Miranda. Não foi uma ação espetacular, um filmão lindo e super bem produzido, ou uma campanha 360º. Mas foi uma atitude poderosa, em linha com os valores da marca. Mas também teve filmão lindo superbem produzido, com vários pais cantando a música ‘Velha infância’ dos Tribalistas, que também gostei muito.”

Outro que mencionou um daqueles cases de aquecer o coração foi Murilo Melo, diretor de criação da Wunderman Thompson Brasil. O criativo cita uma campanha especial de Gillette. “Além de ser um filme lindo e sensível sobre um filho cuidando e barbeando o seu pai, a marca aproveitou para lançar um produto diferente, feito para barbear outra pessoa, e não a si mesmo como todos os outros do seu portfólio”.

A comunicação, criada pela Grey New York, levou seis Leões no Cannes Lions daquele ano.

Demonstrar gratidão aos pais ainda em vida é algo importante, conforme mostra este filme de Natura, lançado em 2015 e escolhido por Braga, CEO da Propeg: “Emocionante”.

O case foi criado pela agência Salve, com produção da Malabar Filmes.

Já Sthefan Ko, diretor executivo de criação da iD\TBWA, indica um filme de 2012 do Google. “Me identifico muito, pois já passei por coisa muito parecida, para não dizer igual”, brinca.

“É a história de um pai de primeira viagem que esquece o celular no táxi com todas as fotos do filho recém-nascido. Mas o backup na nuvem (Google+) salvou todas as imagens”, explica.

Luiz Lima, checking da Artplan BSB e pai do Victor do e Davi, frisa algo essencial: a presença dos pais na vida de seus filhos e a segurança que este papel desempenha aos olhos deles. “Eu simpatizo demais com as campanhas do Bradesco, pois, para mim, elas simbolizam ensinamento e proteção, e que os pais sempre estarão ali por seus filhos, dispostos a serem um exemplo. Ambas as campanhas impactam diretamente o coração das pessoas. Principalmente nos dias de hoje, precisamos de mais demonstrações de amor”, comenta elencando dois cases da marca para a lista, ambos criados pela Publicis.

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