Levantamento foi realizado pela Lew’Lara\TBWA em parceria com a DCODE Consumer Insights
O público tem uma percepção sobre ESG ainda que mais relacionada ao meio ambiente, ou seja, à letra ‘E’ dessa sigla que vem ganhando cada vez mais importância não só no mundo corporativo.
Isso foi uma das revelações da pesquisa conduzida pela Lew’Lara\TBWA, em parceria com a DCODE Consumer Insights, cujo objetivo é entender a percepção dos consumidores em relação às práticas ESG (Environmental, Social and Governance) das marcas.
O levantamento mostrou que, quando perguntados sobre quais são os pilares mais importantes para eles, as respostas são em sua maioria ligadas às questões de proteção, cuidado e revitalização do meio ambiente. Para o público mais jovem da região Sudeste do país, a responsabilidade nos negócios, representado pela letra G, é relativamente mais importante.
Outra descoberta foi que marcas fortes acabam tendo percepções de ESG forte. De acordo com a pesquisa, para o consumidor, o ESG, vai além de um ou outra ação específica e está ligado ao propósito das marcas e a um posicionamento consciente.
“Se aprofundar no entendimento da percepção das pessoas em relação aos pilares ESG é chave para uma atuação estratégica das marcas nesta frente. Pois, o entendimento do consumidor aliado a um aprofundamento na vocação das marcas nos ajudam a direcionar estrategicamente as ações ESG das empresas, ações que de fato façam a diferença na vida das pessoas, na comunidade e no planeta”, finalizou Raquel Messias, CSO da Lew’Lara\TBWA.
O “ESG Consumer Index” contou com uma amostra de 2.000 respondentes para identificar a percepção das iniciativas de ESG de 160 marcas, ranqueadas entre si, independente de categoria ou segmento de atuação.
Marcas como Natura e O Boticário lideram o ranking, que compara as marcas de maneira geral, sem segmentação por categoria ou segmento de mercado. Por categoria, as categorias com melhor percepção são Beleza, seguido por Bancos, Não Alcoólicos, Limpeza, Eletrodomésticos, Moda, Big Techs, Corporate, Personal Care e Varejo.