Entre os podcasts, por exemplo, o Podpah lidera, seguido por 'A Mulher da Casa Abandonada' e 'Mano a Mano'

O Spotify lançou a sua Retrospectiva do ano nesta quarta-feira (30). O momento é um dos mais aguardados pelos assinantes da plataforma, não só para ver qual foi o artista mais ouvido do ano, mas também para saberem como foi a sua própria experiência na plataforma.

A Retrospectiva Spotify consiste em um compilado dos principais artistas, músicas, álbuns e podcasts que mais foram escutados pelos mais de 400 milhões de usuários do aplicativo.

No Brasil, a cantora sertaneja Marília Mendonça, que morreu em novembro de 2021, segue liderando o ranking, seguida pela dupla Henrique & Juliano; Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Maiara & Maraisa.

No caso de músicas mais ouvidas, "Mal Feito - Ao Vivo", de Hugo & Guilherme se conquistou a primeira posição. Em segundo e terceiro lugares, estão "Malvadão 3" do Xamã e "Vai Lá Em Casa Hoje" de George Henrique & Rodrigo (#3). Completam a lista "Molhando o Volante", por Jorge & Mateus e "Dançarina", por Pedro Sampaio.

Os artistas sertanejos também lideram a categoria de "álbuns mais escutados no Braisl". A primeira posição ficou com "Manifesto Musical", de Henrique & Juliano, seguido por "Festa das Patroas 35%", de Marília Mendonça, Maiara & Maraisa; "Buteco in Boston (Ao Vivo)", de Gusttavo Lima; "Próximo Passo", de Hugo & Guilherme e, por fim, "Chama Meu Nome", de Pedro Sampaio.

Na categoria de podcasts, o Pohpah ocupou a primeira posição entre os podcasts mais escutados no país e a 24ª posição no ranking global da plataforma. O programa apresentado por Igão e Mítico é seguido por "A Mulher da Casa Abandonada", apresentado por Chico Felitti; "Mano a Mano", apresentada por Mano Brown; "Café da Manhã" da Folha de S. Paulo e "Psicologia na Prática".

Já na esfera global, o reggaeton ocupa a primeira posição com Bad Bunny sendo o artista mais ouvido durante o ano, com mais de 18,3 bilhões de streams este ano. A segunda artista mais escutada e a artista feminina com mais streams do ano é Taylor Swift, seguida por Drake, The Weeknd e BTS.

O artista mais ouvido, Bad Bunny, também lidera a lista de álbuns mais escutados com "Un Verano Sin Ti", seguido pelo terceiro álbum de estúdio de Harry Styles, "Harry’s House", "SOUR" de Olivia Rodrigo. "=", de Ed Sheeran e "Planet Her", de Doja Cat.

Por outro lado, o Pop consquitou o posto de música mais ouvida do mundo com a canção "As It Was", de Harry Styles ocupando o primeiro lugar do ranking, com mais de 1,5 bilhões de streams. Atrás do britânico, ficaram "Heat Waves", por Glass Animals e "Stay (with Justin Bieber)", de The Kid Laroi. O quarto e o quinto lugares ficaram com Bad Bunny (Me Porto Bonito) e Tití (Me Preguntó).

Retrospectiva dos usuários

Para os usuários, a plataforma anunciou algumas novidades para as retrospectivas individuais. Neste ano, os assinantes do Spotify podem descobrir qual foi a sua "personalidade sonora", o seu "dia em áudio", além dos artistas mais ouvidos.