Foi graças a um artista de rua, em um parque de Santa Mônica, nos Estados Unidos, que Alexandre Peralta encontrou o nome perfeito para sua nova empresa: Ask For a Joke. Como sugere o título, o humor vai prevalecer nesse negócio que tem na composição a parceria de Eugênio Mohallem e os sócios da Paranoid, Heitor Dhalia e Egisto Betti. Basicamente, fazer humor é a base dessa novidade que chega ao mercado para atender não só à publicidade, mas também a internet, o cinema, a televisão e o branded content. 

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Os redatores Peralta e Mohallem acumulam experiências na publicidade, mas querem trazer essa expertise em humor para a criação de conteúdo e a estreia como diretores de cena. Peralta ressalta que não existe no mercado uma empresa com o humor como protagonista, sendo esse o grande diferencial da iniciativa.

“Construí minha carreira em propaganda escrevendo, basicamente, campanhas de humor. E hoje, olhando para esse universo de expansão de mídias, se antes você tinha uma emissora que produzia um conteúdo que todo mundo assistia, hoje muitas pessoas estão produzindo conteúdo para atrair a atenção de tantas outras. Então é a Netflix de um lado, emissora abertas e fechadas do outro, além da internet, todas precisando de conteúdo para se sobressair”, explica Peralta.

A Paranoid é um backoffice para a Ask For a Joke, que tem duas frentes de criação: uma de conteúdo e uma de produção, explica Dhalia. O primeiro já está em andamento e vai se chamar Idiotas S.A. O canal no YouTube vai ter esquetes semanais, que serão compartilhadas nas plataformas Facebook, Twitter e Instagram.

“Esse formato funciona com o humor há bastante tempo, e é o nosso primeiro produto. Temos roteiros prontos e em desenvolvimento e vamos trazer grupos variados de atores para descobrir o que funciona mais”, esclarece Peralta. “Nossa ambição é ir para o cinema, a televisão, a Netflix, e ser uma célula de criação para qualquer canal”.

Existe espaço para uma empresa especializada em humor, acrescenta Dhalia. “Essa é a grande inovação. Não existe nenhuma produtora especializada nisso. Temos essa sacada de estar focados no tema, com várias entradas e mídias”, destaca. “Se uma agência tem uma demanda de humor que não possa atender, ela pode nos demandar. Se quer a produção, podemos fazer também. As agências são nossos parceiros prioritários, mas clientes eventuais para o segmento de humor podem vir a trabalhar com a gente”.

Todas as mídias têm potencial para chamar a atenção do consumidor, explicam os sócios. As oportunidades estão em todos os lugares. No cinema, por exemplo, as maiores bilheterias estão relacionadas aos filmes de comédia, reforça Peralta.

Dhalia também afirma que a Netflix está começando a investir no Brasil. “Estamos vendendo dois filmes para eles, que estão comprando muito conteúdo brasileiro. Existe grande tendência em isso aumentar”, diz o sócio da Paranoid.