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O festival de criatividade D&AD 2019 acaba de divulgar o seu Insight Report 2019, relatório anual que examina as tendências chave que estão moldando a indústria da criatividade em todo o mundo.

A cada ano a premiação reúne mais de 250 designers, publicitários e criativos líderes mundiais para analisar os mais de 25.000 trabalhos submetidos à premiação, vindos do mundo todo. O relatório captura as discussões, debates e visões desses 250 profissionais e consolida o significado do trabalho criativo que se produz hoje.

Esta edição usou como base de análise os trabalhos premiados da edição 2018 do D&AD. O estudo identificou as mudanças nos padrões no comportamento do consumidor, a resposta das marcas a esses movimentos e o papel da tecnologia como força de influência e instrumento para publicitários, comunicadores e criativos.

Nesta edição 2019, as tendências chave englobam três temas:

O que significa ser humano?

Como as marcas estão cada vez mais engajadas em questões como consciência e saúde mental dos consumidores. Exemplo? Este case da marca Essity assinado pela AMVBBDO. O objetivo era quebrar tabus sobre a menstruação.

O impacto das sociedades cada vez mais fraturadas

Os diferentes modos como publicitários estão respondendo a questões políticas, sociais e ambientais. Uma pesquisa da Edelman mencionada no report indica que 64% dos consumidores escolhem, trocam, evitam ou boicotam uma marca com base em sua posição sobre questões sociais.

O KFC, por exemplo, fechou diversos restaurantes no Reino Unido durante um período por problemas com a entrega do frango. O consumidor ficou furioso, mas a marca conseguiu transformar uma aparente péssima situação de RP em algo positivo usando a sinceridade e, basicamente, apenas mudando o logo.

Como a tecnologia está mudando o modo como acessamos e compartilhamos informações

O papel da criatividade humana em usar a tecnologia como uma plataforma e instrumento para criar ideias que alcancem e engajem audiências com comunicação impactante e criativa.

A campanha abaixo, por exemplo, utilizou a inteligência artificial para fazer John F. Kennedy “ressuscitar” e proferir o discurso que faria antes de ser assassinado.

O relatório apresenta também as oportunidades que estas tendências proporcionam, como um guia de insights para que os profissionais apliquem no desenvolvimento de seus trabalhos. 

“Como sempre, mudanças, ameaças e novos desenvolvimentos em tecnologia oferecem um mundo de oportunidades criativas para aqueles dispostos a incorporá-la no trabalho. Nós esperamos que o estudo inspire criativos a responder ao mundo de forma imaginativa para oferecer soluções poderosas que melhorem a vida das pessoas em 2019 e além”, comenta Dave Birss, consultor criativo e autor do D&AD Insights Report.

Paul Drake, diretor do D&AD, diz que os trabalhos ganhadores de lápis estão intrinsicamente ligados à política, sociedade e cultura. “E é o trabalho no qual nosso benchmark pela excelência em criatividade é construído.  Grandes mudanças em como as pessoas se percebem e se expressam, acessam e compartilha informação e participam em questões políticas e sociais, estão tendo um notável efeito na indústria criativa. Este trabalho não fornece apenas valiosos insights em como marcas, negócios e consumidores estão respondendo, também informa e modela programas, iniciativas e o papel do D&AD como um provedor de conhecimento para a comunidade criativa.”

Baseado na análise de mais de 25.000 peças de trabalhos criativos submetidas à edição de 2018 do D&AD Awards, o relatório será atualizado novamente após a edição 2019 e divulgado em setembro.

A cerimônia de premiação acontecerá no último dia do D&AD Festival, de 21 a 23 de maio de 2019, em Londres. Uma exibição dos trabalhos pré-selecionados e de trabalhos ganhadores dos lápis em edições anteriores, será exibida durante o festival.

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