Phanie/Other Images

A atividade de entretenimento preferida das crianças é assistir a conteúdos de TV e vídeo. A informação é da primeira fase da pesquisa Connected Kids, realizada pela Nickelodeon, que investiga os hábitos de consumo de mídia das crianças. A pesquisa foi realizada em dez países: Brasil, México, Reino Unido, Austrália, Itália, Alemanha, Filipinas, França, Malásia e Holanda. Foram entrevistados pais de crianças de quatro a 11 anos.

O passatempo é o favorito de 72% das crianças. No Brasil, o número sobe para 75%. “É surpreendente ver que assistir TV é o entretenimento preferido das crianças. Não apenas no Brasil, onde as crianças não saem tanto de casa, mas em países onde as crianças podem sair com segurança também”, disse Adriana Pascale, diretora de pesquisa da Viacom.

Em ordem de preferência, brincar dentro de casa, brincar fora de casa, jogar videogame, ler, acessar redes sociais e ouvir música são as outras atividades de entretenimento apontadas pelas crianças.

Divulgação

Das crianças, 94% assistem ao conteúdo de TV e vídeo em casa. “Verificamos o surgimento das crianças assistindo também no carro e nas salas de espera dos consultórios médicos, por exemplo”, contou a executiva. Segundo a pesquisa, TV (67%) e smart TVs (52%) são os aparelhos que as crianças sempre usam para assistir conteúdos de TV e vídeo. O tablet é citado como sempre usado por 25% dos entrevistados. “Os outros devices não têm tanta rotina como a TV. Entram mais quando eles não conseguem ver TV”, falou.

O conteúdo preferido das crianças é o desenho animado. A pesquisa apontou que 98% das crianças sempre assistem a esse tipo de programa. No Brasil, o índice sobe para 99%. Os filmes estão em segundo lugar entre os conteúdos que são assistidos sempre: 86% das crianças das dez regiões e 98% das brasileiras. O terceiro conteúdo sempre visto são os vídeos divertidos na internet. No índice global, 74% sempre veem e no Brasil, 94%. 

No Brasil, 70% das crianças passam mais de duas horas por dia assistindo programas de TV e vídeo. O índice global é de 51%. “TV faz parte do dia a dia das crianças, 82% dos brasileiros sempre assistem a conteúdos de TV e vídeo na TV. Em outros devices, a maior frequência de respostas é no ‘às vezes’”.

Outro dado interessante da pesquisa foi verificar que 63% das crianças possuem tablets próprios, enquanto 34% possuem TVs próprias. A pesquisa mostrou também que 80% das TVs estão em posse da família toda.

O estudo verificou os atributos dos diferentes dispositivos. A TV foi mais associada a fácil de usar, compartilhado, confiável, amigável e rápido. Os tablets, por sua vez, ficaram mais ligados a portátil, está por perto, flexível e novo. “O tablet entra para complementar a TV. Os atributos ligados à TV são sempre associados à família, à união. As características da família são transferidas para a TV. Já o tablet está mais associado à individualidade”, explicou Adriana.