Uma série de contas de personalidades como Barack Obama e Joe Biden, além de marcas como Apple e Uber, foram invadidas por hackers nesta quarta-feira (15). O ataque utilizou perfis verificados para publicar um golpe envolvendo criptomoedas.

(Reprodução/Twitter)

Outras contas invadidas: Kanye West, Kim Kardashian West, Warren Buffett, Jeff Bezos e Mike Bloomberg. Todas postaram tweets semelhantes solicitando doações via Bitcoin aos perfis.

“Todo mundo está me pedindo para retribuir, e agora é a hora”, disse o tweet de Gates, prometendo dobrar todos os pagamentos para um endereço de Bitcoin nos próximos 30 minutos. Todos os tweets foram excluídos posteriormente.

“Detectamos o que acreditamos ser um ataque coordenado de engenharia social por pessoas que tiveram êxito em atingir alguns de nossos funcionários com acesso a ferramentas e sistemas internos”, disse a rede social.

“Sabemos que os responsáveis pelo ataque usaram o acesso para tomar o controle de contas de alta visibilidade (incluindo verificadas) e Tweetar em seu nome. Estamos investigando que outras atividades maliciosas essas pessoas podem ter feito ou informações a que puderam ter acesso. Assim que tomamos conhecimento do incidente, imediatamente restringimos as contas afetadas e removemos os Tweets publicados pelos hackers”, argumentou a empresa, que afirma: a investigação ainda está em curso.

Ao longo da noite, as contas verificadas voltaram a publicar tweets. “Restringimos as contas comprometidas e restabeleceremos o acesso a quem é de direito somente quando tivermos certeza de que isso pode ser feito de maneira totalmente segura”, disse a rede social.

Felipe Neto comemora liberação de conta

Em um tweet, Jack Dorsey, CEO da rede, disse que foi um “dia difícil” para os funcionários da rede. Com os ataques, as ações da empresa caíram 5% após o fechamento do mercado.

O grande número de contas impactadas tornou o ataque o maior incidente de segurança da história do Twitter. Dado a importância da rede, utilizada por líderes mundiais como Donald Trump e Jair Bolsonaro, uma invasão desse nível pode ter consequências devastadoras.

Segundo Tim Cotten, pesquisador de Bitcoin ouvido pela CNN, a primeira carteira apresentada em alguns dos tweets só se tornou ativa na quarta-feira. Após o número de identificação ser postado no Twitter, ele recebeu mais de US$ 100.000 em Bitcoins através de centenas de transações. Parte desse Bitcoin foi então transferido para outras carteiras.