Reforçando que vivemos na era do Big Data, Bernardo Brandão, diretor de marketing da Oracle Marketing Cloud para América Latina, falou sobre o que a multinacional americana de tecnologia vem fazendo para transmitir sua mensagem de ‘marketing moderno’ para o mercado. “A Oracle comprou nos últimos anos várias empresas de tecnologia líderes em seus segmentos para entregar soluções integradas para as empresas. Com o impacto da digitalização nos negócios, cada vez mais as marcas estão buscando meios digitais para entregar uma experiência mais rica e consistente para os seus clientes”, contou o executivo brasileiro, que participa do Modern Marketing Experience, promovido pela Oracle em Las Vegas até a próxima quinta-feira (28), e que deve reunir mais de duas mil pessoas.
Brandão lembrou que os consumidores não têm mais uma jornada linear e que buscam informações em diferentes canais digitais e momentos do dia, procurando referências de amigos e familiares em redes sociais, por exemplo, para ajudar na sua tomada de decisão de compra. “Eles caminham entre o online e off-line”. “Vivemos na era do Big Data. Até 2020, vamos ter 20 vezes mais dados disponíveis do que temos hoje. É um ambiente em que temos cada vez mais dados que precisam ser usados da maneira correta para que as marcas se tornem relevantes”, acrescentou.
Segundo ele, com o marketing cloud, atualmente a Oracle oferece soluções para todos os tipos e tamanhos de empresas, adaptando o budget conforme a necessidade. Entre essas soluções estão o cross chanel engagement; marketing de conteúdo e Data Management Platform. “Essa última é uma tendência de mercado muito forte, promovendo a integração de dados primários e secundários, para fazer o cruzamento de dados e oferecer uma oferta casada ou promoção para o usuário correto no digital, evitando a dispersão da compra de mídia”, exemplificou.
O executivo contou também que, pela primeira vez, a Oracle está desenvolvendo uma estratégia com o mercado publicitário brasileiro para se aproximar das agências, que “muitas vezes são nossas parcerias e parte importante do ecossistema digital”. Neste primeiro trimestre, a companhia fez uma série de workshops com as agências regionais em parceria com a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) para “levar a visão do marketing moderno da Oracle e se tornar também um fórum de debates”. Trata-se de uma estratégia que a empresa pretende estender para outros mercados da América Latina.
Brandão citou que 70% da jornada do consumidor é feita no ambiente digital. “Por isso o marketing precisa estar presente em todo o processo do funil de vendas. Quando o consumidor chega para comprar um produto, ele já está com a sua decisão de compra praticamente tomada. Se a marca não fez bem o seu trabalho no digital, ela vai perder um potencial comprador”. Ele lembra ainda que em uma recente pesquisa global quando os profissionais de marketing foram perguntados se eles acreditam que estão atingindo seu público-alvo, apenas 11% responderam que sim. “Isso significa que existe um grande desafio para as marcas segmentarem bem suas audiências levando uma mensagem relevante”.
Em tempos em que os CMOs são cada vez mais pressionados por resultados sobre os investimentos em marketing, Brandão ressaltou ainda que é necessário que as empresas estejam atentas e cercadas por tecnologias que ajudem a incorporar novidades e controlar a enorme quantidade de dados para terem uma capacidade maior de gerar relevância em meio a tantos ofertas e produtos.