Divulgação

Qual foi a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?

A independência. Somos mais fortes do que imaginamos.

E no mercado de trabalho?

O reconhecimento das pessoas, mas acho que falta união das mulheres para mais conquistas. Eu amo o que faço, já fui operadora de caixa, balconista e vendedora. Hoje, trabalho 12 horas todos os dias, mas faço questão de trabalhar bem arrumada, ser feminina.

Quais os pontos fortes de ser mulher?

As mulheres têm mais responsabilidade, principalmente em feriados como Carnaval e fim do ano. Faltamos menos, não arrumamos desculpas. Essas qualidades abriram espaço na profissão de motorista. Os ônibus andam mais limpos também porque temos esse cuidado de zelar como se fosse a nossa casa.

E os pontos fracos?

A falta de união. Até hoje quem mais tem preconceito são as mulheres. Esses dias, uma moça desceu quando me viu. Fico até chateada porque ela é mulher.

Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?

Sempre gostei de dirigir ônibus, apesar de ser uma profissão dita “de homem”. E, infelizmente, enfrentei bastante preconceito quando comecei, há 18 anos, e até hoje, apesar de ser bem menos.

Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?

Dividindo as tarefas e os desafios da vida. Precisamos de alguém que siga lado a lado, mas, infelizmente, muitos homens, quando veem que a mulher é guerreira, se acovardam ou querem ter vantagem.