O business plan da Massa FM está desenhado para a expansão da rede com foco na rentabilidade das emissoras espalhadas pelo Brasil. Isso é o que conta Alan Dall’Alba Ceppini, diretor nacional da área de negócios da Rede Massa.

“Vejo que temos um grande desafio pela frente, mas com os afiliados cada vez mais interessados nesse fortalecimento do grupo não tenho dúvidas que até o fim de 2022 seremos a maior rede de rádios do país”, garante o executivo.Atualmente, a rede Massa FM possui 60 emissoras afiliadas, distribuídas em dez estados, localizados em cinco regiões do país. A maior parte delas – 15, no total – localizada no Paraná, estado onde a rádio surgiu, em 2006. 

“Hoje, estamos em praças em que outras redes não operam, e fazendo um trabalho de expansão extremamente inteligente e estratégico”, revelou Ceppini.

Dentro desse trabalho ao qual o executivo se refere está o plano de consolidação dos números do mercado de São Paulo. Segundo ele, desde a estreia da emissora na capital, a audiência cresceu. “Triplicamos a nossa audiência, mesmo em meio a 18 meses de pandemia”, diz.

Alan: grande diferencial do rádio é sua capacidade de se transmutar e gerar simbiose com outras plataformas (Divulgação)

Ainda para 2022, a rede de rádios focará também em produtos multitelas, por meio de estratégias que o executivo prefere não revelar. “Mas estamos abertos a todos que quiserem trabalhar em conjunto para geração de collabs e projetos especiais”, enfatiza.

As redes sociais são um ponto crucial para a Massa FM, que, recentemente, alcançou 2,7 milhões de followers. E para ampliar a audiência, estão nos planos da emissora os podcasts.

“Estamos estudando vários formatos, inclusive em parceria com plataformas de peso como Spotify. Como somos uma rádio de música popular, ainda estamos definindo o melhor modelo do negócio.”

Outra estratégia importante para a rádio são os eventos e shows, cujo retorno tem previsão para acontecer em breve. “Já estamos preparando uma volta triunfal com centenas de shows, festas de aniversários de cidades e as principais exposições do meio agro por todo o país”, conta. “Somos a maior rede de rádios que explora esse mercado e, a partir de 2022, devemos bater o recorde em ações promocionais por todo o Brasil”, complementa.

Em relação ao mercado, o diretor nacional da rede de rádios acredita na força do meio, que “vem se reinventando há mais de 50 anos”. “O grande diferencial do rádio é sua capacidade de se transmutar e gerar simbiose com outras plataformas, o rádio pode estar na internet, no streaming, nas redes sociais e até na TV, e a Massa FM busca esse crossmedia com todos os meios e plataformas”.