Empresa de live marketing fundada pelas baianas Denise Garrido e Quércia Andrade aposta em plataformas para construção de marca
Uma agência que tem duas baianas como sócias à frente de toda a operação. Quer mais diversidade? 65% do quadro dos colaboradores são formados por líderes mulheres e vai além. “A gente tenta ser o mais plural e diverso possível para que a comunicação possa ser verdadeira. Esse olhar faz a diferença. A agência acabou de ganhar o Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria de Reparação de Salvador, tem uma quantidade grande de colaboradores negros e uma maioria formada por mulheres”, conta Denise Garrido, que fundou a agência de live mar- keting Atenas em 2007, ao lado de Quércia Andrade.
Criada em Salvador, a Atenas transferiu há alguns anos sua sede para São Paulo, “o que deu mais visibilidade”, mas o olhar regional para o Nordeste continua sendo um dos diferenciais da agência que atrai clientes com interesse em se comunicar com a região. “Pelo fato de a agência ter nascido no Nordeste, tem uma demanda grande dos clientes para esse olhar diverso e regional. Somos uma Atenas para cada cliente”, ressalta Denise.
Mas elas garantem que a empresa tem um pensamento global, tanto que ganhou no ano passado a plataforma de música e sustentabilidade de Heineken, a Green Your City. A agência foi a responsável pelo lançamento da ação que iluminou de verde prédios icônicos como o Copan e o Terraço Itália, na capital paulista.
“A gente tem feito muitas plataformas para construção de marca, com o objetivo de criar territórios e ações perenes”, destaca Denise. Ela defende a construção de relações que extrapolem o job a job. “A pior coisa que a gente vive no nosso mercado é o job a job, porque você não constrói uma relação com as marcas. A gente tem uma visão de construir a marca junto com o cliente, entrar na estratégia mesmo. A gente trabalha 360º para a marca”.
Construção de marca
Em sua visão, o futuro do mercado de live marketing é começar a construir marca. “Não é só o ATL que determina isso. Muitas campanhas, experiências criadas pela Atenas derivaram da abordagem da publicidade”, afirma Denise. Um dos cases de sucesso da Atenas é a plataforma de música Devassa Tropical Transforma.
“Devassa sempre foi vista como uma marca sexista e o objetivo da plataforma criada para o Carnaval foi se associar à música brasileira e isso virou o cerne da marca. A ideia foi acabar com o passado sexista da marca e se conectar à música. A Devassa passou a patrocinar vários festivais culturais de música independente. Promovemos vários eventos únicos, como o primeiro encontro de Gilberto Gil e Baianasystem”, cita ela.
Com a pandemia e a proibição de eventos presenciais, Quércia salienta que a agência teve de se reinventar e, apesar das dificuldades de mercado, registrou crescimento nos dois últimos anos. O foco foi criar projetos digitais para os clientes. “Em vez de ficar parado e com medo, a gente foi pra cima com vários projetos. A Atenas promoveu mais de 40 lives”, pontua a publicitária.
E quando as lives começaram a cair, a saída foi encontrar outro formato. “A Devassa foi a primeira marca a fazer uma live patrocinada na TV paga, com show no Multishow no mês da Consciência Negra, com Iza, Carlinhos Brown e Criolo, entre outros, para homenagear a cultura preta. Foi a terceira maior audiência da TV paga no Brasil”, afirma Denise.
As publicitárias afirmam que o ano está aquecido com vários projetos encaminhados, além de a agência estar participando de diversas concorrências. “Temos eventos em produção para Devassa, Amstel e convenção para JBS, por exemplo”, indica Quércia, ressaltando que a relação próxima com os clientes faz a Atenas ter um alto índice de retenção de contas. Entre as principais marcas atendidas atualmente estão Heineken, Devassa, Eisenbahn, Baden Baden, Amstel, JBS (Seara), Vivo, Suvinil, Accor e Beefeater.