Os Jogos Olímpicos de Tóquio enfrentaram uma série de dificuldades, a começar pelo adiamento da edição de 2020 para 2021 por conta da pandemia, além da resistência de parte da população da japonesa e as arquibancadas vazias, fato histórico numa edição olímpica.

Nas redes sociais, os números – como sempre – impressionam: atletas de todo o mundo ganharam mais de 75 milhões de seguidores no Instagram, os esportistas geraram, juntos, mais de 411 milhões de interações, além de o fato de o Brasil ter sido o terceiro país que mais comentou e se engajou com as Olimpíadas no Facebook, atrás apenas da Índia e Estados Unidos, primeiro e segundo colocados na lista, respectivamente.

No Instagram, a medalhista de prata Rayssa foi a atleta que mais ganhou seguidores e gerou engajamento no mundo, segundo levantamento da rede social.

Atletas de todo o mundo ganharam mais de 75 milhões de seguidores no Instagram (Shutterstock)

Além disso, o álbum de fotos comemorando a medalha de prata no Skate e o vídeo da sua jornada no esporte foram as publicações mais curtida na plataforma durante os jogos, considerando todos os atletas da competição.

No top 10, além da líder Rayssa, aparecem outros brasileiros, como Daniel Alves, Rebeca Andrade, Ítalo Ferreira, Douglas Souza e Gabriel Medina. Entre os destaques internacionais estão as americanas Simone Biles e Suni Lee.

Rayssa também foi a líder do ranking dos dez atletas que mais ganharam seguidores no Instagram de todo o mundo, ao longo dos Jogos Olímpicos de Tóquio: 5,8 milhões, um aumento de 667% (veja a lista completa abaixo).

Os 10 atletas que ganharam mais seguidores no Instagram durante as Olimpíadas:

1. Rayssa Leal (Skate, Brasil) – 5,8 milhões
2. Neeraj Chopra (Atletismo, Índia) – 2,6 milhões
3. Simone Biles (Ginástica Artística, EUA) – 2,3 milhões
4. Rebeca Andrade (Ginástica Artística, Brasil) – 2,1 milhões
5. Italo Ferreira (Surf, Brasil) – 1,8 milhão
6. Valentina Acosta Giraldo (Tiro com arco, Colômbia) – 1,6 milhão
7. Douglas Souza (Vôlei, Brasil) – 1,4 milhão
8. Tom Daley (Mergulho, Reino Unido) – 1,2 milhão
9. Leticia Bufoni (Skate, Brasil) – 1,2 milhão
10. Suni Lee (Ginástica Artística, EUA) – 1,2 milhão

MARCAS
O Twitter divulgou também um ranking com as marcas mais comentadas em conversas sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio na plataforma, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, período da realização do evento. Havaianas, XP, Netflix, Google, Red Bull, Oi, MRV, Coca-Cola, Magazine Luiza e Vivo foram as dez que mais despertaram a atenção do público.

“As marcas que fizeram um trabalho consistente e duradouro conseguiram um engajamento importante, principalmente nas conquistas brasileiras e nos fatos que estavam em discussão”, explicou Samantha Almeida, diretora de Twitter Next no Brasil. “Por sua natureza pública, aberta, conversacional e em tempo real, o Twitter é o lugar aonde as pessoas vão para ver e conversar sobre o que está acontecendo, além de buscar assuntos de seu interesse”, completou a executiva.