A Associação de Marketing Promocional (Ampro) realiza nesta terça e quarta (14 e 15) o evento híbrido “Live Marketing Pronto para Retomada”.
A programação híbrida conta com palestrantes e convidados presenciais bem como audiência virtual e interação em tempo real. Para Alexis Pagliarini, presidente-executivo da Ampro, o evento marca um novo momento para o mercado. “Será uma retomada gradual e responsável, caracterizada por novas formas de se fazer ações eficazes”, diz.
A programação dividida nos blocos Promo & Ativação, Eventos, Incentivo e Trade Marketing, Relações Sustentáveis e Phygital, tem participação de executivos de empresas como Coca-Cola, Globo, Nestlé, RD, Whirlpool, Pfizer e Diageo.
No bloco “Promo & Ativação”, Adaura Martins, advogada e técnica na Secap no Ministério da Economia, deu dimensão do impacto no setor. “Teríamos 769 promoções autorizadas em abril, tivemos 90. Foi uma queda muito brusca no primeiro mês da pandemia, fizemos alguns ajustes, deu uma incrementada a cada mês, mas ainda está bastante inferior ao ano passado”, contou.
Além de explicar mudanças que estão sendo desenvolvidas na operação de promoções e sorteios, ela indicou os desafios impostos pela pandemia como a transformação do processo em algo totalmente eletrônico, controle de promoções em Instagram e em lives, bem como um canal direto de comunicação. “Temos a proposta de fazer uma reunião com o Facebook para que, em colaboração com a Secap, a gente possa fazer o mercado entrar na legalidade”, disse.
A advogada apresentou ainda atualizações importantes para o setor, como campanhas sem limite de estoque não precisarem mais de autorização prévia, facilidades para campanhas de incentivo e cupom suplente. “Também houve uma simplificação do processo de termo de adesão, termo de fiel depositário, cláusulas no regulamento. Esperamos atender todos os anseios. Nosso interesse é ajudar o mercado na retomada”, contou.
Paulo M. Focaccia, que coordenou o bloco, avalia que todo o mercado, especialmente a parte normativa, tem olhado com sensibilidade para o momento e ajudado a fazer uma travessia menos traumática. “Estamos vendo as promoções voltando aos pouquinhos, tem uma demanda reprimida. Trabalhamos com uma legislação da década de 70, mas a interpretação que se dá e essas pequenas revoluções são importantes”, diz.
Com mais de 20 anos de experiência na área de promo, Roberta Brunharo, gerente de promoções na Coca-Cola, destacou a evolução da empresa em abraçar as facilidades do avanço da tecnologia e usar isso a favor do consumidor.
Ela lembrou o início de jogar cartas para cima, a década dos colecionáveis e grandes manias, o início do SMS, promoções via internet, mobile… e, mais recentemente, o uso mais intensivo do WhatsApp.
“Temos mais celulares no Brasil do que pessoas. Como a gente acompanha isso? As promoções de colecionáveis, por exemplo, são muito importantes para alavancar venda, tem um valor afetivo e emocional muito grande. Mas quando a gente fala de acompanhar o consumidor, da construção de um storytelling junto a ele a gente tem que falar de tecnologia”, resumiu.
Para a executiva, já faz um tempo que a discussão sobre promoção passou da parte de execução para ser tratada mais como estratégia promocional, como inteligência. “Acredito que a digitalização veio para ficar. Quando a gente pensa em promoção, fundamental está na atratividade dos prêmios, na facilidade de participar, a mecânica, o fácil acesso. Quando a gente pensa em digitalização temos que pensar nisso como um todo. Pode dar muito trabalho para a gente implementar, mas para o usuário tem que ser simples”, diz.
Depois dos primeiros meses de 2020, em que o mercado praticamente paralisou as promoções, a profissional afirma ver uma forte retomada e está otimista com o setor de promo. “Saímos daquele momento de ‘para onde que nós vamos?’. Olhando o movimento interno eu espero um boom promocional acontecendo. Estamos sendo bastante requisitados. Está muito claro que existe uma sede de fazer a economia circular e que as ferramentas promocionais vão voltar com muita força e, claro, muito cuidado.”
Experiência em casa
Os inscritos da grande São Paulo receberam em casa kits coffee break, cedidos pela Nestlé, e kits happy hour de encerramento com Eisenbahn. Além de aproximar o público do evento, a ideia é mostrar que há possibilidades de gerar experiência e relacionamento.
O evento tem como base o WTC São Paulo e a transmissão pela plataforma da R1 e da Inteegra. Parte da receita dos ingressos vai para os movimentos #Ajude1Freela e #SalveProdução.