A Audi, que comemora 100 anos de fundação neste ano, acaba de ganhar nova identidade visual. A marca foi apresentada neste mês no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, e já começa a ser usada em todo o mundo. “A Audi vem se renovando e a mudança do logo está alinhada com o que se espera da marca. Quando falamos de Audi, a mudança não é surpresa”, disse Leandro Radomile, diretor de vendas e marketing da Audi do Brasil.
A alteração foi sutil. As quatro argolas continuam a representar a marca da montadora alemã, mas agora em forma mais dimensional e realista. O reflexo no exterior do logotipo passa a ser mais brilhante que o interior. Também ocorreu alteração na fonte tipográfica. As novas letras foram escolhidas por meio de um concurso mundial que aconteceu no ano passado e já vêm sendo usadas desde o início do ano.
A partir de agora, em toda a comunicação da marca, o logo deve vir acompanhado da frase “vorsprung durch technik”, que resume a missão da empresa desde 1971. “Em uma tradução livre, quer dizer algo como ‘a vanguarda da técnica’”, falou Radomile.
Os carros já estão saindo das fábricas com os novos anéis e aos poucos o novo logo será mudado em todas as concessionárias da marca.
A estreia da mudança na comunicação no Brasil pode ser vista na campanha de A3, criada pela AlmapBBDO, que começou a ser veiculada no último fim de semana.
A Audi apostou em lançamentos no ano em que completa 100 anos. “Até março do ano que vem, será praticamente um lançamento por mês. Os próximos serão TTS e S3”, contou Radomile. Ainda estão na lista da automobilística para este ano o RS6 e o R8 V10. Neste ano, a marca já lançou os modelos Q5, A6 Sedan e A6 Avant.
No segundo semestre de 2010, as novidades continuam a chegar no Brasil. No Salão do Automóvel de Frankfurt, a empresa confirmou a chegada do R8 Spider, versão conversível do R8, no País. O carro chegará ao custo de R$ 800 mil. Durante o salão, quatro clientes brasileiros encomendaram o carro.
A Audi foi fundada por August Horch. Em 1932, para conseguir sobreviver à crise, as empresas Audi, Horch, DKW e Wanderer se fundiram para formar a Auto Union. Foi quando os quatro anéis passaram a ser o símbolo da marca, cada um representando uma das empresas da fusão. Em 1995, a logomarca passou a trazer, acima do nome Audi, os quatro anéis.
por Cristiane Marsola