Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Audi realizou nesta tarde (8) o Audi Woman’s Experience Day como uma estratégia de marketing para apresentar seus carros esportivos para suas consumidoras vips. “Existe uma mística entre mulher e carro esportivo. Aqui, elas podem testar o TTS, S3 ou o R8. Qualquer mulher pode ter o carro que desejar!”, disse Thiago Lemes, gerente de desenvolvimento de negócios e treinamento da Audi Brasil. De acordo com Lemes, a mulher representa cerca de 20% do share de consumidores da marca, apesar de que este número pode ser maior, já que a maior parte da venda da empresa é para pessoa jurídica, o que implica que mulheres também podem dirigir carros da Audi. “Apesar dos homens serem a maioria, o poder de decisão da mulher na compra de um automóvel é muito grande”, explicou Lemes.
A aposta da montadora para este ano é o marketing direto. Para o lançamento do modelo R8, em dezembro de 2009, não houve nenhum tipo de comunicação de massa, apenas contato direto com os clientes. “É um produto bem exclusivo, um carro de R$ 690 mil. Por isso, optamos pelo marketing direto”, disse Lemes. A empresa já vendeu 25 modelos no País, mas nenhum para mulher.
Mídia digital
Prezando pelos pilares da marca sofisticação, progressividade e esportividade, a Audi aposta cada vez mais na internet, principalmente me redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter. E em uma estratégia pouco convencional, a montadora resolveu compilar todas as informações sobre a marca em um só site, chamado Audisfera, no qual o internauta pode ler todas as notícias, posts, blogs, tweets e vídeos postados por usuários de todo o mundo. “Lá você encontra nótícias boas e ruins sobre a marca. E não tiramos as notícias ruins porque não faz sentido! O consumidor têm o direito de ler tudo o que é publicado sobre nós”, afirmou Lemes.
por Maria Fernanda Malozzi