No placar das redes sociais, o jogador de Free Fire NoBru, do Corinthians, sai na frente de seus adversários com 8,4 milhões de seguidores. Esse é apenas um exemplo do potencial de mídia do eSports, que hoje atrai 62% dos usuários brasileiros. De acordo com dados da quarta edição do “Data Stories – Aperte o Start”, levantamento mensal da Kantar Ibope Media, cerca de 10% das pessoas pesquisadas assistiram a competições de jogos eletrônicos na TV, um aumento de 43% em relação a 2019.
“A quantidade de fãs engajados em jogar e em assistir campeonatos ou jogos amadores revela um alto potencial de mídia para essa categoria, que pode variar tanto em inserção comercial quanto em patrocínios e diversas ações criativas das marcas”, explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom e COO global de esportes da Kantar.
O smartphone concentra a preferência de 74% dos gamers, que consomem tanto versões gratuitas como conteúdos pagos (32%). O hábito de compartilhar a experiência do jogo on-line (25%) vem contribuindo para elevar cada vez mais a interação social entre os adeptos do eSports. Cerca de 30% dos jogadores passam entre uma e duas horas disputando partidas diariamente.
Os países da Ásia e do Pacífico dominam o cenário. O Brasil aparece no 12º lugar, à frente de mercados como os Estados Unidos e Canadá. Indonésia, Taiwan, Índia, China e México alcançam o topo do ranking respectivamente.