Em tempos de redes sociais onde a falta de informação pode gerar ruídos, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) decidiu provocar aqueles que não acreditam no audiovisual brasileiro. Em sua nova campanha, criada pela DM9DDB, o órgão resolve demistificar alguns mitos sobre a área.
Intitulada “Audiovisual brasileiro, mais do que você imagina”, a campanha visa rebater o preconceito que o audiovisual nacional sofre. Afinal, só em 2017, o Brasil bateu o recorde de títulos brasileiros lançados nas salas de cinema – foram 160 longas-metragens, que venderam mais de 17 milhões de ingressos. Na televisão, no mesmo ano, as obras brasileiras ocuparam 17,7% das horas de programação dos canais de TV Paga. E a animação nacional atingiu novo patamar, bateu recorde de lançamentos, e contribuiu para o aumento da visibilidade do Brasil internacionalmente.
“O audiovisual nacional já se impõe como importante gerador de renda e emprego dentro da economia criativa. Conquistamos espaço no mercado interno de filmes e séries para TV e temos ampliado nossa produção audiovisual para setores emergentes, como o de vídeo sob demanda, o de animação, e o de jogos eletrônicos. Nossos talentos e nossos produtos ganham cada vez mais reconhecimento internacional e a campanha vem para mostrar essas conquistas, para valorizar nossa produção, e apresentar um mercado audiovisual amadurecido”, explica o diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro.
A campanha traz cinco filmes destinados às categorias da produção: audiovisual em geral; cinema; séries; games; e animação. Nas peças, que serão veiculadas durante 30 dias nas redes sociais da Agência e também nos portais verticais de cinemas, atores encarnam os clichês mais difundidos sobre cada um dos temas. Enquanto esse discurso é apresentado, telas contrapõem esses argumentos com manchetes dos principais jornais do Brasil e do mundo e cenas que demonstram o imenso potencial do audiovisual brasileiro.
“A campanha vai além de refutar esse discurso tão forte sobre a produção nacional. Ela mostra para o público que o audiovisual brasileiro é muito mais que cinema: é uma forma completa de arte e entretenimento”, explica Adriano Alarcon, VP de criação e conteúdo da DM9DDB.
FICHA TÉCNICA
Agência: DM9DDB
Cliente: Ancine
Produto: Institucional
Título: Muito mais do que você ouve por aí
Presidente/CEO: Marcio Oliveira
VP de Criação: Adriano Alarcon
Head de Conteúdo: Mariana Manso
Coordenador de Conteúdo: Raphael Neves
Redator: Rafael Alves
Diretor de Arte: Daniel Tolentino, Luti Nobre, Marcelo Ferraz
Community Manager: Amanda Rodrigues
Atendimento: Rafa Carminetti, Janaina Santos, Felipe Jurdi, Bruna Rodrigues
Mídia: Thais Cintra, Rodrigo Batista, Pedro Paulo da Silva
Aprovação Cliente: Christian Oliveira, Gilberto Scofield Jr., Marcelo Tavares
Head de Produção: Patricia Benetti
RTV: Amanda Arcaro
Filme
Produtora De Filme: Delicatessen Filmes
Diretor: Renato Cabral
Direção de Fotografia: Bruno Zotto
Produtora Executiva: Luciana Mattar
Sales: Mari Pinheiro, Roberta Reigado e Thais Previato
Coordenação Produção: Tathiana Pires e Fabiolla Wolf
Finalização: .pst
Coordenador de Pós Produção: André Serra
Assistente de Coordenação: Danilo Ferreira
Assistente de Ilha: Henrique Freitas
Finalizador: Rafael Bozzi
Montador: Renato Cabral
Color: Cadu Cipolla
Motion: Pedro Gebara
Composição: Cadu Cipolla e Ailton Piui
Produtora Som: Comando S
Maestro: Serginho Rezende
Atendimento/Produtora de Áudio: Andrea Barreto e Elis Pedroso
Locutor: Paulinho Ribeiro
Coordenação/Trilha: Equipe Comando S