Estar conectada com as pessoas. As marcas, que conseguem tal feito, têm muito mais chances de aumentar as vendas e de potencializar seu faturamento. Neste sentido, elaborar uma boa estratégia de vendas através das mídias sociais é muito importante, tendo em vista a elevada concentração de pessoas ali presente e a possibilidade de segmentação por interesse.
Mas engana-se quem pensa que uma estratégia para aumentar as vendas, utilizando as mídias sociais, é algo que se resume a oferecer produtos ou serviços, ou ainda, enumerar suas qualidades. Para que esse processo seja potencializado, precisamos que haja um planejamento, uma estratégia. Neste sentido, o método do funil de vendas é o mais completo e dinâmico que podemos encontrar.
Por isso, veja agora como o funil de vendas pode ser usado para aumentar seu faturamento através das mídias sociais!
O conceito de funil de vendas
O primeiro ponto a ser destacado aqui é entender o conceito de funil de vendas. Ele nada mais é do que uma condução, utilizando conteúdo e outros artifícios, para conduzir os clientes até o ato da compra. Neste sentido, é possível aumentar as vendas e tornar este processo mais produtivo e eficiente, por que entre outras coisas, a base se dá pelo relacionamento e pelo interesse.
O funil de vendas se divide basicamente em atração, conversão, venda ou fechamento e fidelização. Cada uma destas fases tem objetivos específicos, que podem usadas nas mídias sociais para potencializar os resultados. Veja agora como funciona cada uma destas etapas!
As etapas do funil de vendas e como trabalhá-las usando as mídias sociais
Atração: Este talvez seja o ponto onde as mídias sociais podem ajudar mais a aumentar as vendas de sua empresa. Através de conteúdo, campanhas patrocinadas e de interação com o público, é possível engajar pessoas que tenham potencial para serem possíveis clientes.
Aqui, a utilização de vídeo, texto e imagens para estabelecer uma conexão, ainda sem a intenção declarada de venda, é muito importante para que possamos engajar as pessoas e agregar valor a elas. Além disso, nesta fase conseguimos educar o cliente, fazendo com que ele entenda melhor o que sua empresa vende e as vantagens em potencial. E clientela bem-educada tem muito mais potencial de compra!
Conversão: De um simples visitante, aqui precisamos fazer com que as pessoas que foram atraídas pelas mídias sociais venham a converter e se tornem leads, que são clientes com maior potencial de compra. Aqui, é importante estabelecer uma conexão mais próxima, seja através das redes sociais mesmo. Isso pode ser feito com o oferecimento de vantagens ou mesmo pelo conteúdo de alto valor.
Venda ou fechamento: Este é um dos momentos mais complexos do processo, por que precisamos fazer com que as pessoas comprem e muitas vezes, tenham que sair das mídias sociais para entrar na sua plataforma de compra. Neste sentido, é muito importante estabelecer uma estratégia vendedora bem estruturada e com os caminhos bem definidos. Para aumentar as vendas é preciso de técnica, relacionamento e proximidade com sua audiência!
Fidelização: Sempre queremos que os clientes voltem, não é? Por isso, através das mídias sociais podemos fidelizá-los, com vantagens e benefícios explícitos. Por exemplo, você pode criar um grupo fechado para quem comprou seu produto, lá você colocará serviços e ofertas exclusivas para estes clientes!
Perceba que para aumentar as vendas com as mídias sociais, é muito importante estabelecer uma conexão, oferecer conteúdo de alto valor e se relacionar com sua audiência. Sem isso, não haverá melhora do processo e nem das vendas.
Vitor Horvath é diretor de planejamento da Agência Firma