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Hoje em dia, está cada vez mais comum ver empresas gradualmente transferindo seu foco e recursos financeiros do marketing tradicional para o digital e, portanto, automatizando os esforços de marketing.

Não faz diferença se você é um uma “banda de um homem só” ou um grande conglomerado, B2B ou B2C,  automação de marketing tem se mostrado eficaz em todos os setores e todos os tipos de empresas têm mostrado algum grau de crescimento na geração de leads, custo e redução do tempo durante a execução de campanhas de marketing.

Para começar essa conversa com o pé direito e definir se a automação de marketing para startups é algo necessário ou apenas outra tendência, antes, precisamos dar um passo para trás e analisar a definição real do conceito!

O que é Automação de Marketing? A definição técnica de Automação de Marketing, de acordo com  Techopedia é:

 Automação de marketing é o uso de software e serviços baseados na web para executar, gerenciar e automatizar tarefas de marketing e processos. Ele substitui processos de marketing manuais e repetitivas com o software construído para o efeito e aplicações orientadas para o desempenho.

Traduzindo em palavras, podemos facilmente compreender que Automação de Marketing significa o uso de aplicativos (tanto do tipo que você baixar e do tipo que você executar online) para substituir tarefas que não necessitam do”componente humano” para ser executado.

Deixe-me dar um exemplo prático! Os e-mails que você recebe de sua empresa de cartão de crédito estão personalizados com seu nome, o saldo da conta, etc., certo? Eles não foram escritos e enviados por um ser humano… bem, o modelo atual foi criado por uma pessoa, mas os dados foram inseridos por um software e provavelmente foi enviado a você por este mesmo software.

Este tipo de atividade, se feito por uma pessoa – mesmo um estagiário – seria extremamente repetitivo, chato, demorado e…propenso a erros, devido a todas as razões acima expostas. Ao automatizá-lo usando um software, você elimina a necessidade de ter uma pessoa manualmente enviando estes e-mails dia após dia, bem como o risco dessa mesma pessoa escrever o nome dos clientes errado…entendeu?

Não estou dizendo que a automação é a prova de erros, mas é uma ótima maneira de “desumanizar” as tarefas que realmente não precisam ser feitas por seres humanos.

Como disse acima, automação de marketing é uma ótima maneira para ajudar a poupar tempo e dinheiro, duas coisas que startups normalmente não têm de sobra – por isso, se você ainda está se perguntando se automação de marketing é uma boa alternativa para sua startup, eu vou te dar mais do que um par de razões para ter certeza que sim:

Seria bastante inútil oferecer uma solução para ajudar a diminuir tempo e dinheiro que te cobre mais do que ajudou a economizar. Ferramentas de automação de mercado estão ficando populares a cada minuto e, por esta razão, existem muitas alternativas acessíveis para startups (falta de dinheiro, bem como de tempo).

Muitos delas oferecem até mesmo assinaturas “pay-as-you-go”, oferecendo às startups muito mais flexibilidade e liberdade para planejar seus esforços de marketing do que eles têm com o marketing tradicional.

Eu disse que automação de marketing ajuda a economizar dinheiro? Sim, provavelmente 5 a 10 vezes, mas vou continuar a dizê-lo, porque ele realmente faz! E uma das muitas maneiras que ajuda você a gastar menos do seu precioso e suado dinheiro é o que lhe permite reduzir os custos de ter uma equipe de marketing grande.

Conhece a expressão “menos é mais”? Bem, faz sentido quando se trata de startups e não é diferente quando falamos na equipe de marketing da sua empresa: usando automação de marketing lhe permitirá realizar campanhas maiores, sem a necessidade de pagar para ter uma grande equipe. Parece bom demais para ser verdade, certo? Bem, não é! Automação de marketing permite automatizar todas as suas campanhas, apenas alguns cliques e você pode obter resultados ainda melhores com menos “ovelhas no seu rebanho”. 

Pense em automação de marketing como um robô, que permite executar suas campanhas em uma escala maior e ainda mais rápido e melhor do que qualquer ser humano poderia fazê-lo sem o uso de automação.

Vamos considerar campanhas de e-mail marketing como um exemplo. Se decidir executar uma campanha manualmente, ele não só vai deixá-lo exposto ao erro, mas não vai te dar as opções de personalização e monitoramento que as plataformas de automação dão. 

Como uma startup, você provavelmente está morrendo de vontade de ampliar sua base de dados liderança e buscar cada vez mais informações sobre seus clientes potenciais…automação de marketing é também uma ferramenta essencial neste processo: muitas das plataformas existentes lá fora oferecem métricas e relatórios que auxiliam para avaliar se seus esforços de marketing estão sendo eficazes, mas também para segmentar e qualificar seus leads existentes: é uma mina de ouro!

Que acha de automatizar alguns processos da sua área de marketing e economizar tempo de dinheiro? 

Alessio Alionço é CEO e fundador da Pipefy