Entre as top 10 das companhias aéreas, com 5% de market share da aviação brasileira, a Avianca, a mais importante na Colômbia, está em processo de mudanças e prevê, inclusive, a criação de uma nova marca. “Estamos finalizando um processo de pesquisa internacional de marca. Até junho ou julho do ano que vem, podemos ter uma nova. Há uma tendência que seja Avianca, Taca ou AviancaTaca, ou até um novo nome”, afirmou o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich.
A Avianca anunciou nesta quarta-feira (5), em São Paulo, a unificação das operações e vendas internacionais da AviancaTaca no Brasil. Entre as facilidades com o novo modelo está o fato de que as operações de check-in e embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que eram feitas de formas separadas, em locais diferentes, passam a ser em local único.
A fusão entre Avianca e Taca aconteceu em 2010 e está sendo incorporada gradativamente pelos países. Antes, em 2004, o Synergy Group obteve o controle da Avianca. “No Brasil, a Avianca Brasil ainda atua de forma independente, mas “o casamento [com a Taca] deve acontecer em breve”, relatou Efromovich. A companhia também está com um plano agressivo de vendas internacionais. “Nossa meta de vendas é de US$ 180 milhões para voos internacionais no Brasil este ano”, relatou Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e de marketing da Avianca. A empresa afirmou que, no momento, não haverá campanha publicitária para comunicar a unificação entre a Avianca Brasil e a Taca para voos internacionais. A agência que atende a conta publicitária da marca é a Rapp Brasil (do Omnicom Group), desde novembro do ano passado, após processo de concorrência.
A Avianca está num bom momento no Brasil, tendo dobrado a sua participação de mercado de 2,5% para 5% no país. A companhia anunciou que deve fechar o ano com o transporte de 5,3 milhões de passageiros em 2012. A vontade de virar referência em qualidade é percebida. “Queremos ser a melhor empresa, com o melhor produto do mercado. A gente não se considera uma empresa com tarifa cara, às vezes vende um pouco acima e às vezes um pouco abaixo”, afirmou Efromovich. O próprio slogan da marca reforça a mensagem: “Aqui todo mundo voa bem”.