A causa animal, que tem mexido com diferentes indústrias, deu um novo passo na de cosméticos. A Avon anuncia nesta quarta-feira (18) o fim de testes em animais. A decisão vale para todas as suas marcas e mercados, incluindo a China, onde o procedimento é obrigatório por leis locais para produtos como protetores solares e desodorantes.
A mudança envolveu um esforço multifuncional da companhia, desde P&D, Supply Chain à marketing e comunicação.
De acordo com a empresa, a China é um importante mercado, com crescimento acelerado no mercado de beleza em todo o mundo. Para permanecer no país, a empresa fez adaptações e reformulações em linhas e abriu novos canais de e-commerce, que não exijem o cumprimento dos requisitos legais do país para testes em animais.
Há cerca de 30 anos, a Avon desenvolve testes sem animais e, no mercado chinês, trabalha com organizações científicas que estão desenvolvendo novas abordagens para avaliar a segurança do produto.
José Vicente Marino, presidente da Avon, comenta o novo passo. “Temos trabalhado para promover a aceitação de métodos alternativos de testes há muitos anos, com parceiros como o Instituto para Ciências In Vitro, Frame e a Humane Society International. Continuaremos a trabalhar com essas e outras organizações para impulsionar a indústria “cruelty-free” no futuro.”
Recentemente a companhia também foi reconhecida pela ONG Peta (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais, em português) como uma das empresas que trabalham por mudanças regulatórias.